A VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE CONTINUA E ABRANGE NOVOS GRUPOS PDF Imprimir E-mail
A partir de agora também podem se vacinar motoristas e cobradores de ônibus, moradores de rua e refugiados
 
Por determinação da Secretaria Estadual de Saúde, a Vigilância Epidemiológica de São Carlos, vai vacinar contra a gripe, além dos grupos prioritários: idosos (pessoas com 60 anos ou mais), crianças entre 6 meses e 5 anos de idade, gestantes, puérperas (mães em até 45 dias após o parto), trabalhadores da área da saúde, indígenas, portadores de doenças crônicas, policiais civis e militares, bombeiros, funcionários dos Correios e professores e funcionários administrativos das escolas municipais, estaduais e da rede particular de ensino, os motoristas e cobradores de ônibus das linhas estaduais e municipais, moradores de rua e refugiados.
 
A chefe da Vigilância Epidemiológica de São Carlos, Márcia Pallone, reforça para a importância da vacina. “Com o inverno temos mais incidência de internações e complicações, principalmente em idosos e crianças, em virtude da gripe e como a vacina demora quinze dias para produzir o nível adequado de anticorpos, é importante procurar imediatamente uma unidade de saúde para receber a imunização”.
 
Esse ano, a imunização busca alcançar 49,6 milhões de pessoas em todo o país. Em São Carlos, a meta é vacinar em torno de 50 mil pessoas dentro dos grupos prioritários iniciais, atingindo a meta de 80% de cobertura, porém até o momento foram aplicadas no total 36.530 doses, atingindo uma cobertura vacinal de 74,07 %, sendo que 22.983 doses foram aplicadas em idosos, 7.744 em crianças e 1.440 em gestantes. Outras 4.363 pessoas vacinadas fazem parte dos demais grupos prioritários.
 
De acordo com o Ministério da Saúde, a vacina é contraindicada apenas para pessoas com histórico de reação anafilática em doses anteriores a quem tem algum tipo de alergia grave à proteína do ovo.
 
As doses estão disponíveis em todas as unidades básicas (UBS) e de saúde da família (USF), de segunda a sexta-feira. Em São Carlos a vacinação continua até que a meta de 80% de cobertura seja alcançada.
 
(01/07/2015)
 
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos