CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DISCUTE OS 10 ANOS DO SUAS PDF Imprimir E-mail
altA Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social, juntamente com o Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), realizou nesta quinta-feira (18), no auditório do Paço Municipal, a X Conferência Municipal de Assistência Social. O evento, realizado de dois em dois anos, teve como tema principal “Consolidar o SUAS de vez rumo a 2026”. As bailarinas Kassia Keppe e Renata Alves apresentaram a coreografia “Amigas”, abrindo oficialmente o evento.
 
Participaram da Conferência a secretária de Cidadania e Assistência Social, Wiviane Tiberti, a presidente do Conselho Municipal de Assistência Social de São Carlos (CMAS), Roquelaine Batista dos Santos, a assistente social e palestrante Rosa Federice, fundadora da Frente Paulista de Dirigentes Públicos Municipais do Estado de São Pulo e presidente do Conselho Estadual de Assistência Social (CONSEAS) por quatro gestões, além de usuários do sistema, trabalhadores e as entidades dos serviços de assistência.
 
Rosa Federice falou sobre o desenvolvimento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), enquanto política pública. Segundo ela, assistência social é uma política facilitadora de direitos que tem por objetivo trabalhar as potencialidades do indivíduo, promovendo sua autonomia. Ela destacou também a mudança de paradigma dentro da assistência social, que abandonou a caridade e o assistencialismo, e passou a trabalhar em prol da dignidade humana. 
 
Durante todo o dia foram analisados os avanços na área e discutido o direcionamento da política de assistência social para os próximos 10 anos.
 
“A participação dos usuários dos serviços de assistência social, junto aos profissionais da área, proporciona um debate mais amplo sobre a situação atual dos serviços, programas, projetos e benefícios oferecidos pelo SUAS no nosso município. Portanto a Conferência é um espaço importante para analisarmos o que deve ser modificado ou ampliado, sempre de acordo com a nossa realidade. Importante frisar que a assistência social, graças ao SUAS, deixa de ser um favor e passa a ser um dever do estado, dos municípios. Hoje trabalhamos com a causa e não com a consequência”, disse a secretária Wiviane Tiberti.
 
Durante a Conferência também foram eleitos delegados titulares e suplentes para representar a cidade na Conferência Regional de Assistência Social, que será realizada no próximo dia 24 em Ribeirão Preto.
 
 
(18/06/2015)
 
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos