EMEB CARMINE BOTTA REALIZA PROJETO "SALA DE LEITURA" PDF Imprimir E-mail
Na Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Carmine Botta é realizado desde o ano passado, o projeto de pesquisa “Sala de Leitura”. A atividade que hoje, acontece em parceria com o curso de Pedagogia da UFSCar, abrange duas turmas, das crianças do 2º ano do Ensino Fundamental do período da tarde e dos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) que estudam no período noturno. O objetivo do projeto é incentivar a leitura e desenvolver o vocabulário dos alunos. 
 
De acordo com a responsável pelo projeto, professora Rosely Cerminaro, a “Sala de Leitura” trouxe aos alunos da EJA, a oportunidade de frequentarem a Biblioteca Escola do Futuro da EMEB, que anteriormente só abria durante o dia para o Ensino Fundamental. 
 
Rosely explicou que como os professores da escola não podiam ficar no contraturno, o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da Pedagogia da UFSCar, ajudou muito através da inserção das bolsistas que participam desse trabalho na escola. As alunas Maria Caroline Lima de Souza e Elioenai Oliveira Araujo trabalham com a turma do 2º ano e Larissa Alves, Lucimara Artussa e a Carolina Costa Miguel contribuem nas aulas da EJA. “Em parceria com os professores da escola e bolsistas da UFSCar, os alunos da EJA e do 2º ano do Fundamental realizam importantes trabalhos na Biblioteca como leitura de títulos, definição de gêneros literários, contextualização, resumos, pesquisas na internet, entre outras atividades diferenciadas dentro do período das aulas”, disse ela. 
 
Segundo Rosely, atualmente os alunos da EJA acessam muito à internet, mas nem sempre procuram por conteúdos educativos e informativos. “Durante esses trabalhos de pesquisa, os alunos aprendem a selecionar o conteúdo buscado e saber se é confiável, além de compararem os dados de um site com o outro”, afirmou. 
 
Entre os trabalhos desenvolvidos recentemente pelo 2º ano, está a pesquisa sobre o autor Ricardo Azevedo, que será homenageado na escola no mês de outubro. Na ocasião, os alunos leram alguns títulos do autor, como “Contos de Espanto e Alumbramento”, “Bazar do Folclore”, “Contos de Espantar a Morte” e “Se Eu Fosse Aquilo”. A turma também reproduziu algumas capas dos livros de Azevedo, além da produção de desenhos sobre o conto que mais gostaram. As alunas da Pedagogia da UFSCar também entraram em contato com o autor para contar sobre o trabalho dos alunos e o mesmo ficou grato pela homenagem. 
 
Outro trabalho realizado através desse projeto, em parceria com a professora de Língua Portuguesa da EMEB, foi o Sarau Literário. Durante essa atividade, os alunos da EJA entraram em contato com vários autores através de poesias e músicas. 
 
De acordo com a bolsista, Elioenai Oliveira Araujo, o PIBID contribui para a formação do aluno de Pedagogia, pois proporciona o contato direto em sala de aula, a parceria com os professores, o conhecimento do cotidiano da escola, além do desenvolvimento de projetos. “Temos a oportunidade de trabalhar de forma mais ampla e aprofundada em parceria com os professores. Estamos vendo na prática o que aprendemos na Universidade”, ressaltou ela. 
 
(16/06/2015)
 
 
 

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