ESCOLAS MUNICIPAIS CELEBRAM SEMANA DO MEIO AMBIENTE COM VÁRIAS ATIVIDADES |
Durante a “Semana do Meio Ambiente”, comemorada entre os dias 1 e 7 de junho, escolas municipais realizaram atividades sobre o tema com os alunos. A intenção é reforçar a importância da Educação Ambiental e da adoção de práticas que visam a sustentabilidade e a multiplicação de informações quanto à redução dos impactos ambientais que afetam o ecossistema.
Na Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Maria Ermantina Carvalho Tarpani, o Programa Escola Nossa, ajudou na revitalização da horta da unidade escolar. A atividade foi desenvolvida por meio das gestoras comunitárias em Educação da região 4, Amanda Marangoni e Sueli Valentim (Lila), em parceria com o Programa Mais Educação, através da coordenadora Ana Cláudia Camargo. Participaram da atividade, os alunos da professora Rebeca Frederico do Programa Mais Educação e os alunos do 4º ano A da professora Betina Herrmann.
De acordo com a gestora Amanda Marangoni, todos se esforçaram muito para melhorar a horta. “Também contamos com o auxílio das merendeiras que separam o lixo orgânico para processamento de compostagem, do funcionário Adriano de Oliveira que preparou os canteiros e auxilia na manutenção, bem como, dos voluntários que trazem informações e conhecimentos por meio de palestras”, disse ela.
No dia 26 de maio, os alunos da EMEB Maria Ermantina também participaram do evento “Bate-Papo e Orientações”, realizado pelo voluntário Leandro Ferrari, aluno do curso de Ciências Sociais da UFSCar. Na ocasião, foram abordados a utilização do biodigestor, orientações sobre adubação verde, além de um plantio de sementes.
A diretora da escola, Flavia Motta, relata que é prazeroso ver o envolvimento e o comprometimento dos alunos ao plantarem alimentos de forma ecologicamente correta. “Todos os envolvidos, em especial os alunos, ficaram felizes e realizados com o aprendizado proporcionado por essa ação e estão ansiosos para dar continuidade às atividades e principalmente, colher os resultados”, disse ela.
No Centro Municipal de Educação Infantil (CEMEI) Octávio de Moura, os alunos realizaram a primeira colheita do ano na horta da escola. O projeto “Horta” já existe há algum tempo na escola e este ano, está sendo realizado pela professora de apoio, Elza dos Santos, professoras do período da manhã das fases 4, 5 e 6 e professora Mônica da fase 5 do período da tarde.
O objetivo do projeto é despertar nas crianças o interesse para o cultivo de plantas utilizadas como alimento e a importância de estar saboreando um alimento saudável e nutritivo, semeado, cultivado e colhido por elas mesmas. Durante o cultivo dos legumes e hortaliças, os alunos registraram o crescimento das mudas plantadas através de desenhos.
No dia 3 de junho, os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da EMEB Carmine Botta, participaram de uma palestra com o tema “Água”, que teve como objetivo alertar sobre o uso consciente desse recurso hídrico.
A atividade ministrada por Débora Marchi Hernandesfoiuma parceria entre o programa Escola Nossa da Secretaria Municipal de Educação e a Coordenadoria do Meio Ambiente.
(09/06/2015)
|