3ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL LGBT ACONTECE NO PAÇO MUNICIPAL PDF Imprimir E-mail

A 3ª Conferência Municipal LGBT com o tema “Por um Brasil que criminalize a violência contra lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais” foi realizada no último sábado no Paço Municipal, em São Carlos. O evento foi realizado pela Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social juntamente com o Conselho Municipal da Diversidade Sexual e apoio da ONG Visibilidade LGBT.
A Conferência contou com a apresentação da Drag Queen, Syndel Vyper, palestra do presidente do Instituto Latino Americano de Direitos Humanos e membro da Comissão de Diversidade Sexual e de Direitos Humanos da OAB/SP, Dr. Dimitri Sales, com o tema “Políticas Públicas para a população LGBT”, elaboração de propostas para a reavaliação do Plano Municipal de Políticas para a Diversidade Sexual, além de grupos de discussão e eleição dos conselheiros da sociedade civil.


Na ocasião, o prefeito Paulo Altomani, citou um estudo publicado na revista Nature, uma das mais respeitadas no mundo científico, que mostra que somos formados por células geneticamente diferentes, algumas das quais com cromossomas sexuais que não combinam com os do resto do organismo. Portanto, a diversidade genética existente nos tecidos de uma pessoa nem sempre se enquadra 100% no sexo masculino ou feminino. “Os cromossomas XX indicam sexo feminino e XY representam o masculino, mas algumas mutações nos genes podem resultar em características femininas em indivíduos XY ou masculinas em pessoas XX. Esse estudo deixa claro que o sexo da pessoa é irrelevante, o importante é saber como ela se sente. Nosso compromisso é dar trabalho e dignidade a essas pessoas que merecem ser respeitadas pela sociedade”, disse ele.


A secretária de Cidadania e Assistência Social, Wiviane Tiberti, agradeceu a presença de todos e afirmou que a Semana da Diversidade que já acontece no município, continuará sendo realizada. “Mesmo sem uma Lei que oficializa esse evento, ele irá continuar, pois é uma responsabilidade do prefeito Paulo Altomani e da nossa Secretaria. Nós temos um compromisso com a comunidade LGBT e continuaremos apoiando essa causa”, explicou Wiviane.


De acordo com a chefe da Divisão de Políticas para a Diversidade Sexual, Ângela Lopes de Almeida, São Carlos é um dos poucos municípios que possui uma Divisão de Políticas para Diversidade locada dentro da Secretaria de Cidadania e Assistência Social. “Isso nos dá subsídio e força para desenvolver todas essas políticas para a população LGBT. Nossas ações buscam dialogar com toda a sociedade a fim de desconstruir os mitos e preconceitos”, afirmou ela.


Estavam presentes no evento, o vereador Ronaldo Lopes, a presidente do Conselho Municipal LGBT, Lourdes Sola, a coordenadora estadual de Políticas para a Diversidade Sexual, Heloisa Alves Gama, a presidente do Conselho Estadual LGBT, Agatha Lima, o presidente da ONG Visibilidade LGBT, Alexandre Sanches, o diretor de Esportes e Lazer, Gerson Guerra, representando o Conselho Nacional LGBT da Presidência da República, Bruno Campos do Grupo E-Jovem e o vereador de São Paulo e presidente estadual do Partido Humanista de Solidariedade (PHS), Laércio Benko.

 

(01/06/2015)

 

 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos