PROJETO RECICLA SÃO CARLOS É APRESENTADO NO PARQUE DO BICÃO |
Na manhã desta sexta-feira (29), foi realizada a primeira reunião de apresentação do projeto “Recicla São Carlos”, no Parque do Bicão. O projeto será realizado pela Secretaria Municipal de Educação através dos programas Mais Educação e Escola Nossa, em parceria com a Secretaria de Esportes e Lazer. A iniciativa tem como objetivo conscientizar a comunidade sobre reciclagem e revitalizar o Parque do Bicão.
Apenas os alunos das Escolas Municipais de Educação Básica (EMEBs) Maria Ermantina Tarpani e Carmine Botta irão trabalhar no pólo do Parque do Bicão, mas o projeto será aplicado em todas as escolas municipais. As crianças serão orientadas sobre a reciclagem de materiais selecionados e transformações finais.
Hoje em dia, o lixo é um dos fatores prejudiciais ao Meio Ambiente por conter agentes poluentes. Com o aumento da população, o consumo da sociedade contribuiu para o crescimento das áreas de aterro, resultando em regiões degradadas e crescente descarte de esgotos. A reciclagem é o processo mais eficiente para solucionar o problema, porém não é muito utilizada devido ao seu custo.
Durante a reunião de apresentação do projeto, o consultor ambiental, André Penha ministrou uma palestra sobre a importância da reciclagem. Ele abordou temas como sustentabilidade, poluição, lei de resíduos sólidos, conscientização e Educação Ambiental. “Ao reciclar, nós poupamos a produção de materiais que demandariam uma grande extração de matérias primas da natureza, além de diminuir a necessidade de aterros e lixões. E a Educação é o único caminho de reverter a situação em que estamos. Se nós não educarmos nossos filhos agora, teremos um grande problema no futuro”, disse ele.
A primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Alice Altomani, elogiou o projeto e acredita que a participação dos alunos é fundamental. “A criança leva a informação para casa e a família acaba ouvindo e mudando seus hábitos. E o Parque do Bicão é um local muito bonito que deve ser mais explorado e conhecido pelos moradores da cidade”, afirmou.
A coordenadora geral do programa Mais Educação, Mara Silvia Desidera Dovigo, contou que posteriormente a ideia é envolver a comunidade. “Estamos pensando em chamar os pais para ajudar seus filhos a reciclar. Esse projeto irá gerar um grande envolvimento das escolas e da comunidade”, explicou ela.
Segundo a chefe de divisão do programa Escola Nossa, Sandra Ferreira, essa iniciativa é muito válida. “Apesar das escolas já trabalharem essa temática em sala de aula, quanto mais atividades fizermos, melhor será a conscientização e o resultado obtido”.
Estavam presentes no encontro, a secretária de Cidadania e Assistência Social, Wiviane Tiberti, o diretor de esportes e lazer Gerson Guerra, representando o secretário Antonio Rubens Ratti, o responsável pelo Parque do Bicão, Vanderlon da Costa, a assessora do vereador José Luís Rabello, Maria do Socorro Nunes Penha e representantes da Secretaria de Educação.
(29/05/2015)
|