SECRETÁRIO DE SAÚDE PARTICIPA DE AUDIÊNCIA PÚBLICA NA CÂMARA MUNICIPAL PDF Imprimir E-mail

Marcos Petrilli apresentou os números do primeiro quadrimestre de 2015

O Secretário Municipal de Saúde, Marcus Petrilli, participou na última quarta-feira (27), na Câmara Municipal da segunda audiência pública da saúde. A reunião teve como objetivo principal a prestação de contas da Secretaria Municipal de Saúde, relativas ao primeiro quadrimestre de 2015.


O secretário Marcus Petrilli expôs balancetes de despesas, mostrou os números de procedimentos médicos como consultas, procedimentos de alta complexidade, cirurgias realizadas nesse período, além dos recursos para a pasta,


Somente nos primeiros quatro meses de 2015 foram realizadas 186.537 consultas em toda rede municipal de saúde, sendo 43.377 nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s), 27.416 nas Unidades de Saúde da Família (USF’s). Já na urgência e emergência foram realizadas 58.416 consultas na UPA Vila Prado (UPA), 16.917 na UPA do Cidade Aracy e 14.000 na UPA Santa Felícia que foi inaugurada no início de fevereiro. Já o Centro Municipal de Especialidades (CEME) realizou 26.411 consultas nesse mesmo período.


Nos primeiros quatro meses do ano foram realizadas 3.795 cirurgias, sendo 755 eletivas, 869 de urgência e emergência, 757 da área de obstetrícia, 1.193 clínica geral e 220 pediátricas. Procedimentos de alta complexidade já foram feitos 16.693, entre eles 655 tomografias, 585 ressonâncias, 219 cintilografias, 3.644 hemodiálise, 8.148 sessões de radioterapia e 1.669 sessões de quimioterapia, entre outros. Até o momento foram utilizados recursos da ordem de R$ 54.228.254,27.


 “Os números mostram e consolidam o trabalho da Prefeitura na área da saúde”. Conseguimos avanços, a cirurgia eletiva é um exemplo disso, hoje não existe mais fila para esse tipo de procedimento. Também realizamos campanhas importantes como a de controle da hanseníase, Aids, com testes rápidos para o diagnóstico de HIV, sarampo e da Dengue.


Concluído o tempo para apresentação dos números da Saúde, teve início a etapa de perguntas dos vereadores. Walcinyr Bragatto, Penha, Ronaldo Lopes, Júlio César Pereira, Laíde Simões, Maurício Ortega e Antônio Carlos Catharino participaram da audiência. A vereadora Cidinha do Oncológico substituiu Lucão Fernandes na presidência da sessão.


Entre as demandas apresentadas ao secretário estiveram: os números de procedimentos da rede, data de inauguração do Ambulatório Médico de Especialidades (AME) e contratação de médicos especialistas.


Quanto aos procedimentos na rede o secretário apresentou relatórios com números das várias áreas de atendimento. Já quanto aos médicos especialistas, Petrilli disse que o déficit maior está nas áreas de neurologia, cardiologia e gastroenterologia. “Hoje não aparecem muitos candidatos para concursos de médico especialista, a maioria prefere os serviços de urgência e emergência, inclusive pela remuneração. Já com relação ao AME tenho a informação que o Governo do Estado deve inaugurar o ambulatório em novembro, porém na próxima semana vou participar de uma audiência na Secretaria Estadual de Saúde exatamente para tratar dessas questões”.


O secretário também disponibilizou cópia do material com todos os relatórios apresentados para a presidência da Câmara Municipal.

 

(27/05/2015)

 

 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos