PREFEITURA DE SÃO CARLOS RECEBERÁ O PROJETO "CPFL NAS ESCOLAS" PDF Imprimir E-mail

A Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria de Educação, em parceria com a Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL), realizará um projeto de capacitação com os educadores das escolas municipais para disseminar conceitos básicos de uso eficiente e seguro da energia elétrica. Nesta quarta-feira (27), aconteceu uma reunião de sensibilização do projeto no SESC São Carlos.


O projeto intitulado “CPFL nas Escolas” será lançado em todas as nove Escolas Municipais de Educação Básica (EMEBs) e nas escolas estaduais de São Carlos. Serão selecionados cinco professores por unidade escolar.


A metodologia utilizada é a do PROCEL (“A Natureza da Paisagem: Energia Recurso da Vida”) e é aplicada junto aos alunos do ensino fundamental (2º ao 9º ano), envolvendo suas famílias e a comunidade, através de ações lúdicas e interativas contribuindo para a mudança de hábitos e comportamento.


Após a conclusão da parte teórica nas escolas, acontecerá a parte prática que é a exposição da Unidade Móvel de Ensino multifuncional, para visitação dos professores e alunos das escolas participantes do projeto. Trata-se de uma carreta onde são desenvolvidas atividades educativas que possibilitam uma interação, de forma concreta, com os conceitos de energia elétrica e suas práticas de conservação, utilização racional dos recursos e meio ambiente, além de proporcionar atividades de lazer e entretenimento.


Além da capacitação e da unidade móvel, o projeto oferece o Túnel do Conhecimento, que fará parte da carreta, espetáculos teatrais nas escolas participantes, além de um concurso municipal, onde os alunos farão trabalhos sobre essa temática e concorrerão a prêmios.


Para o vice-prefeito e secretário de Agricultura e Abastecimento, Claudio Di Salvo, antigamente o Brasil era um país muito farto de recursos naturais, porém atualmente começou uma mudança nesse quadro e é hora de todos repensarem e tomarem decisões para um futuro melhor. “Estamos vivendo o problema da água, recurso que está diretamente ligado a Energia Elétrica. Esse programa de conscientização da CPFL é muito importante, pois para construir um futuro melhor tem que ser através da Educação”, disse ele.  


De acordo com a secretária de Educação, Regina Garcia, com o término do projeto, todos terão uma mudança de hábitos, pois a Educação é o melhor caminho para conscientizar a comunidade. “Para nós será uma grande oportunidade, pois com todo esse impacto ambiental causado pela crise hídrica deste ano, precisamos rever nossas atitudes”, afirmou a secretária.


Estiveram presentes na reunião, o gerente de negócios da CPFL, Jorge Cristiano Matsumoto, o gerente regional do Poder Público da CPFL, Devanir Mantoani Junior, o gerente comercial da CPFL, Paulo Espindola, a dirigente regional de Ensino, Débora Gonzalez Blanco, o vereador Eduardo Brinquedos, as coordenadoras do projeto da CPFL nas escolas, Cássia Regina e Stefanie Russi, diretoras das escolas municipais e estaduais, além de representantes da USP e da Secretaria de Educação.

 

(27/05/2015)

 

 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos