CLÁUDIO DI SALVO PARTICIPA DA CONFERÊNCIA REGIONAL DE SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL SUSTENTÁVEL PDF Imprimir E-mail
O vice-prefeito e secretário municipal de Agricultura e Abastecimento, Cláudio Di Salvo, participou nesta terça-feira (26), na Embrapa Instrumentação, da V Conferência Regional de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável que nesse ano teve como tema “comida de verdade no campo e na cidade: por direitos e soberania alimentar”.
 
A Conferência abordou três eixos: avanços e obstáculos para a conquista da alimentação adequada e saudável e da soberania alimentar, estratégias em andamento para a conquista da comida de verdade no âmbito regional, estadual e nacional e o aperfeiçoamento  e ampliação do sistema nacional de segurança alimentar e nutricional: pacto federativo, participação social e intersetorialidade.
 
“Em São Carlos já desenvolvemos uma política de segurança alimentar e nutricional sustentável através do nosso Banco de Alimentos, pelo qual distribuímos  32 toneladas de hortifrutigranjeiros por semana, adquiridos da agricultura familiar, para 24 entidades assistenciais da cidade, através dos nossos restaurante populares da Vila Irene e do Cidade Aracy e do Bom Prato, programa do Governo do Estado, que serve 1.500 refeições/dia por um R$ 1,00, além disso também repassamos semanalmente para 110 escolas mais de 50 toneladas de alimentos.  Ao todo a Prefeitura serve diariamente 64 mil refeições, entre café da manhã, almoço, lanche, e jantar”, explicou Di Salvo na abertura do evento.
 
O vice-prefeito encerrou falando da certificação de mais de 100 agricultores no Cadastro de Produtor Orgânico para venda direta.  “O produtor orgânico certificado produz e planta sem a utilização de agrotóxicos.  São Carlos é a primeira cidade da região a criar uma Lei Orgânica Municipal”.  
 
Participaram da Conferência o chefe de pesquisa, Wilson Tadeu Lopes da Silva, que na ocasião representou o chefe da Embrapa Instrumentação, Drº Luiz Henrique Matoso, a diretora do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea) de São Paulo, Rudinéia Carla Augusto, O diretor-técnico do Consea, Manoel Luro Costa, Terezinha Arruda, conselheira titular da Comissão Regional de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (CRSANS) da Região Central, com sede em São Carlos, a doutora em segurança alimentar e nutricional sustentável, Maria Sylvia Carvalho de Barros, Waldecir Aparecido de Vasconcelos do Sindicato Rural de Ibitinga, Mauro Evaristo da Silva, coordenador diocesano da Pastoral da Criança, Marinalda Napolitano, nutricionista da Prefeitura de São Carlos e Mara Crsitina Setti Mendes, diretora do Departamento de Abastecimento da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Carlos.
 
(26/05/2015)
 
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos