PREFEITURA SEDIA ABERTURA DA XI SEMANA ACADÊMICA AFRICANA |
Com apoio da Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria Municipal de Educação, a Comunidade Acadêmica Africana de São Carlos (CAASCar), em parceria do SESC São Carlos, Senac, Coordenadoria de Ações Afirmativas e outras Políticas de Equidade (CAAPE) da Pró-Reitoria de Graduação da UFSCar, Rádio UFSCar, Coletivo Nacional de Juventude pela Igualdade Racial (Conajir), Cine UFSCar e Afro Brasilidade brincos,realizou na noite de segunda-feira (25), no auditório Bento Prado Júnior no Paço Municipal, a cerimônia de abertura oficial das atividades acadêmicas da “XI Semana Acadêmica Africana de São Carlos”.
O evento que neste ano traz como o tema a Construção da Identidade Africana e Afro-Brasileira tem com o objetivo, compartilhar a riqueza cultural da África com a sociedade brasileira, em especial da cidade e região. Até o dia 30 de maio, convidados e estudantes oferecem diversas atividades como exibição de filmes, palestras, campeonato de futebol, exposição de fotos, jantar dançante, oficina de gastronomia, oficina de trança, show musical, desfile de trajes africanos e conferências que se estendem em diversos locais.
Na cerimônia que contou com a participação do diretor-geral do portal Áfricas, Washington Andrade e uma homenagem a benzedeira Eva Leão Baltazar, o prefeito Paulo Altomani, acompanhado da primeira dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Alice Altomani, em um gesto de carinho mostrou todo seu respeito com a cultura Africana. “Vou dar um beijo em nossa homenageada, e com esse carinho quero simbolizar a fraternidade e o respeito que nós temos com todos os afrodescendentes. É uma satisfação ter a prefeitura parceira de um evento como este”, disse o prefeito.
Também estavam presentes o secretário Municipal de Governo, Waldomiro Bueno, o vereador Ditinho Matheus (representando o presidente da Câmara, Lucão Fernandes), a representante da Secretaria Municipal de Educação de São Carlos, Carmelita Silva, a professora da rede pública e membro do Centro Afro de Araraquara, Maria Fernanda Luiz, a mestranda em Educação pelo PPGE/UFSCAR e membro da CAASCar e do Café das Pretas, Janice Sança, o membro do CONAJIR – UFSCar, Danilo Lima, membros da CAASCar, Salomão Fonseca (Angola), Boaventura Sene Nhapini (Guiné-Bissau), a mestranda em Educação pelo PPGE/UFSCar, Integrante do NEAB/UFSCar e do Café das Pretas, Ivanilda Amado Cardoso e Kátio Pequeno de São Tomé e Príncipe, o técnico de Informática da USP, Casemiro Paschoal da Silva, demais representantes da comunidade Afro e servidores municipais.
Segue programação do Evento - Teatro Florestan Fernandes na UFSCar Dia 27 às 19h – Cine UFSCAR
- Auditório III da BCO na UFScar Dia 28 às 16h – Palestra: Racismo e sistema de educação superior no Brasil Dia 29 às 17h – Apresentação de Trabalhos Acadêmicos
- Sítio Chaparral, SP-310 – São Carlos/SP Dia 30 às 23h – FESTA D’AFRICA
(26/05/2015)
|