SÃO CARLOS REALIZA A VIII CONFERÊNCIA MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE PDF Imprimir E-mail

altO vice-prefeito e secretário de Agricultura e Abastecimento, Cláudio Di Salvo participou na última quarta-feira (13), da abertura da VIII Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e da III Conferência Lúdica, uma iniciativa do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e da Secretaria Municipal Especial de Infância e Juventude.

 

Participaram do evento a sociedade civil, autoridades do poder executivo, Judiciário, representantes de entidades, conselhos municipais, organizações não governamentais e crianças da Casa da Infância Estrela da Manhã.

 

A mesa de autoridades foi composta pelo vice-prefeito, Cláudio Di Salvo, pelas secretarias municipais de Infância e Juventude, Beatriz Tolentino e da Cidadania e Assistência Social, Wiviane Tiberti, pelo Promotor da Vara da Infância e Juventude de São Carlos, Mário Corrêa de Paula, pela presidente do CMDCA, Maria Auxiliadora de Faria, Mariza Demarzo, conselheira tutelar e pela palestrante da noite, professora Drª Suely Amaral Mello.

 

O objetivo é a elaboração de novas propostas de políticas públicas para a infância e juventude em São Carlos. O debate teve como base cinco eixos: Promoção dos Direitos de Crianças e Adolescentes; Proteção e Defesa dos Direitos; Protagonismo e Participação de Crianças e Adolescentes; Controle Social e Efetivação dos Direitos e Gestão da Política Nacional dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes.

 

Segundo a secretária de Infância e Juventude, Beatriz Tolentino, essa etapa municipal é uma preparação para a conferência regional. “Nosso objetivo é envolver os gestores municipais ligados diretamente ou indiretamente à área e as instituições locais na discussão sobre as alternativas e os desafios para nossas crianças e adolescentes. Também iremos nomear a delegação que irá representar São Carlos na Conferência Regional que será realizada em Piracicaba”, explicou a secretária.

 

Para o Promotor Mário Corrêa de Paula, uma das maiores dificuldades em se trabalhar na área da infância e juventude é a integração dos órgãos. “Por isso as conferências, seminários e encontros são importantes para que todos os atores possam se aproximar, saber o momento de um socorrer o outro. A infância não é centrada em uma única especialidade, precisamos da educação, da saúde, da cidadania, da integração de várias áreas porque é a infância o nosso futuro”.

 

Cláudio Di Salvo falou da importância de políticas públicas que atendam desde a primeira infância, principalmente na questão relativa à segurança alimentar. “Os primeiros dois anos são uma fase de crescimento cerebral, de formação e nesse período, a alimentação é um dos fatores determinantes para que essa criança se torne um adulto saudável. Por isso acho importante que as políticas públicas privilegiem desde o nascimento das nossas crianças. Aqui em São Carlos já desenvolvemos o Primeiríssima Infância, programa que olha para a criança na sua integralidade”.

 

Maria Auxiliadora de Faria, presidente do CMDCA, fez a abertura oficial da conferência e disse que esse momento é importante para a elaboração de propostas voltadas para crianças e adolescentes por ser uma construção coletiva. “Esse é um exercício de cidadania onde crianças e adultos estão juntos pela primeira vez. Precisamos desenvolver metodologia capaz de promover a participação de crianças e adolescentes em todos os momentos de construção e de monitoramento de políticas públicas. Crianças e adolescentes falam mais genuinamente o que pensam, por isso mesmo devemos contar muito com suas ideias, sonhos, opiniões e propostas, com certeza os processos funcionariam melhor. Crianças que ajudam na decisão de suas vidas desde cedo, tendem a ser cidadãos mais participativos”.

 

Nesta sexta-feira (15), das 8h30 às 17h, no Centro da Juventude Elaine Viviani, localizado na avenida Paulo VI, nº 1.000, no bairro Monte Carlo, será realizada a III Conferência Lúdica, com a participação de crianças, adolescentes e educadores.

 

 

(14/05/2015)


 

 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos