COMEMORAÇÃO DE 127 ANOS DA ABOLIÇÃO DA ESCRAVATURA CONTA COM VISITA DA COORDENADORA DO ESTADO |
Em comemoração aos 127 anos da Abolição da Escravatura no Brasil, a Prefeitura de São Carlos, por meio da secretaria de Cidadania e Assistência Social, realizou na tarde desta terça-feira (13), no Centro Municipal de Cultura Afro-brasileira “Odette dos Santos”, uma explanação do Programa Estadual São Paulo Contra o Racismo, que contou com a presença da Coordenadora de Políticas para População Negra e Indígena do Estado de São Paulo, Elisa Lucas Rodrigues. Durante a reunião realizada com os professores do município, Elisa falou da missão e objetivo da coordenadoria do estado, no combate das discriminações raciais, étnicas e religiosas, desenvolvidas e executadas por políticas públicas, como cumprimento da lei estadual n.º 14.187/2010, que pune atos de discriminação racial ou de cor. “É um trabalho que realizamos em prol de uma sociedade melhor, isso depende de uma articulação e contamos com esse apoio aqui em São Carlos, com certeza essas ações serão multiplicadas não só no município, mas em toda a região”, disse ela.
A Prefeitura de São Carlos, por meio da divisão de Políticas Públicas da Igualdade Racial, já realiza um importante trabalho de conscientização sobre o racismo e a busca da igualdade racial. De acordo com a secretária de Cidadania e Assistência Social, Wiviane Tiberti, a parceira com o Governo do Estado, fortalecerá ainda mais a causa. “Hoje a Elisa nos mostrou as novas ações desenvolvidas pelo Estado, a partir deste primeiro encontro, vamos estar mais perto e trazendo este ganho para o município”.
Para o chefe de Divisão de Políticas Públicas da Igualdade Racial, Luiz Claudio Hilário, a ampliação dos programas e canais de denúncia em parceria com o Estado, torna mais eficaz a aplicação das leis. “Dentro de todos os segmentos no combate ao racismo, a lei Estadual de n.º 14.187 é a mais eficaz. Com certeza com essa parceria nos possibilitará maior conscientização e punição aos crimes cometidos”, disse Hilário.
Ainda no município, a coordenadora de Políticas para População Negra e Indígena, foi recebida pelo prefeito Paulo Altomani e pelo vice-prefeito, Cláudio Di Salvo. “São propostas que abrem o leque de oportunidades para os afrodescendentes e reforçam ainda mais a conscientização contra o racismo em nossa cidade. O que for preciso para firmar essa nova parceria com o estado, nós vamos fazer”, concluiu o prefeito Paulo Altomani.
(13/05/2015)
|