HOSPITAL DE CAMPANHA DA UPA VILA PRADO ENTRA EM FUNCIONAMENTO |
Nesta unidade somente serão atendidos pacientes com sintomas da Dengue
A Prefeitura de São Carlos, diante da epidemia de Dengue decretada no município, colocou em funcionamento neste sábado (18), um hospital de campanha na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Vila Prado. Outra unidade deve ser montada, ainda essa semana, na UPA do Cidade Aracy.
A Secretaria Municipal de Saúde contratou, em caráter de emergência e por tempo determinado, 9 médicos, 10 enfermeiros e 30 auxiliares de enfermagem para atuar nessas duas unidades.
O horário de atendimento será das 7h às 19h, todos os dias, inclusive aos finais de semana e feriados. Após as 19h o atendimento continua no prédio da UPA, que atende 24h. A ideia é atender cerca de 400 pessoas por dia em cada unidade com sinais da doença (febre alta, dor de cabeça, dor atrás dos olhos e nas costas, além de manchas vermelhas no corpo).
Segundo Márcia Pallone, chefe da Vigilância Epidemiológica, os pacientes vão inicialmente passar pela triagem dentro da UPA. “Após passar por esse procedimento e a indicação for caso suspeito de Dengue, o paciente será encaminhado para o hospital de campanha, porém a classificação de risco continua sendo realizada normalmente e os casos mais graves serão referenciados”, explicou Márcia.
Já o prefeito Paulo Altomani, que esteve acompanhando o início dos trabalhos na Vila Prado, afirmou que essa foi uma alternativa para agilizar o atendimento dos pacientes e também desafogar a unidades de emergência. “As UPA’s precisam atender somente casos de urgência e emergência, por isso estamos montando essas unidades para que as pessoas passem pelo local, sejam atendidas com maior rapidez, medicadas e continuem seu tratamento em casa”.
As unidades básicas e de saúde da família também continuam atendendo os pacientes com suspeita da doença de segunda a sexta-feira.
(18/04/2015)
|