PREFEITURA E UFSCAR ACERTAM A FEDERALIZAÇÃO DO HOSPITAL ESCOLA |
A tarde desta quinta-feira (2), véspera do feriado da sexta-feira santa, marcou uma decisão importante para São Carlos. O prefeito Paulo Altomani recebeu o reitor da UFSCar, Targino de Araújo Filho, para acertar os últimos passos do processo de federalização do Hospital Escola Prof. Doutor Horácio Carlos Panepucci. O processo amplamente discutido e aprovado pela Câmara de Vereadores vai ser concluído em no máximo 60 dias. “Este é um dia histórico para São Carlos e para a nossa região, a Federalização vai trazer desenvolvimento e recursos para atender melhor a saúde da nossa população”, destacou o prefeito.
A reunião também contou com a presença do diretor do Hospital, Sérgio Luiz Brasileiro Lopes, do presidente da Organização que gere o hospital, a SAHUDES, Celso Pedrino, e de uma força tarefa de secretários municipais convocados pelo prefeito. Marcus Petrilli, da Saúde, Luís Antônio Panone, de Ciência e Tecnologia e Desenvolvimento Sustentável, José Roberto Poianas, da Fazenda e Douglas Marangoni, de Planejamento e Gestão. Cada secretário ficou responsável por agilizar partes do processo de federalização. “É preciso fazer o inventário do patrimônio do hospital, acertar toda a situação financeira, deixar tudo em ordem para repassar à UFSCar”, explicou Altomani. “Todos vão sair ganhando neste processo”, afirmou.
Para o reitor da UFSCar, Targino de Araújo Filho, a federalização vai marcar um novo ciclo para a Universidade. “Vamos efetivamente ter um Hospital Escola, vamos consolidar nosso curso de medicina, e oferecer oportunidade a outros seis cursos de graduação”, explicou o reitor. Além dos alunos de medicina, estudantes de enfermagem, psicologia, terapia ocupacional, fisioterapia, gerontologia e educação física, vão desenvolver novas atividades no local. “Vamos aproveitar todo o potencial do Hospital Escola, dos nossos alunos e da cidade”, destacou Targino.
O diretor do Hospital, Sérgio Luiz Brasileiro Lopes, explicou que com a conclusão do processo, a retomada das obras será feita para concluir todo complexo. “Já temos estudos realizados para o reinício das obras. Os recursos que a Prefeitura vai repassar são importantes e vamos receber mais verbas do Ministério da Saúde para a conclusão”, afirmou o diretor. Ele também destacou a possibilidade de outros cursos poderem atuar no Hospital. “Hoje já temos alunos de Engenharia de Produção estudando diversos processos em nosso funcionamento, temos uma série de possibilidades que vão ser ampliadas com o Hospital passando para a UFSCar”, destacou.
Todos os detalhes foram registrados em ata assinada pelos participantes da reunião. O prefeito inclui a federalização dentro dos acontecimentos que podem desenvolver a cidade e a região ainda mais nos próximos anos. “Junto com a internacionalização do Aeroporto Mário Pereira Lopes, a federalização vai fazer a diferença na vinda de mais investimentos para São Carlos, nossa parceria com a UFSCar será reforçada, é um trabalho para colocar a cidade no caminho certo”, concluiu.
(02/04/2015)
|