PREFEITO ACOMPANHA INÍCIO DOS TRABALHOS DO PROJETO MULHERES DE PEITO |
O prefeito Paulo Altomani acompanhou nesta quarta-feira (25), na Praça do Mercado Municipal, o início dos trabalhos na carreta-móvel do Projeto Mulheres de Peito, ação do Governo do Estado que oferece exame de mamografia gratuitamente à mulheres a partir de 35 anos.
Altomani, que na ocasião estava acompanhado do vereador Rodson Magno, que articulou juntamente com o deputado estadual Roberto Massafera a vinda do projeto para São Carlos, e da vereadora Cidinha da Oncológica, conheceu todas as salas de exames e os equipamentos necessários para a realização do procedimento.
A coordenadora do Mulheres de Peito, Andrea Lima, explicou ao Prefeito que o projeto vai ficar até o dia 25 de abril em São Carlos e que a intenção é realizar mais de 1.000 exames durante esse período. “Vamos fazer 50 exames por dia de segunda a sexta-feira, e aos sábados 25, descontando os dois feriados que teremos nesse período, dia 3 e 21 de abril, ultrapassaremos esse número com certeza”.
Os mamógrafos são digitais e os técnicos trabalham também com a digitalização dessas imagens. Em caso de exames com suspeitas de tumor, imediatamente a paciente será encaminhada para um centro de referência local para dar continuidade e fazer outros procedimentos, como ultrassom de mama e se necessário, punção mamária.
Segundo o prefeito Paulo Altomani esse serviço é excelente para a cidade, apesar de não existir uma demanda reprimida para a realização desse exame na rede municipal, alerta as mulheres para a importância da realização anual do procedimento.
Para fazer o exame a paciente deverá se dirigir a carreta-móvel com RG e Cartão do SUS (Sistema Único de Saúde) e retirar a senha para ser atendida no mesmo dia. Para mulheres de 35 a 49 anos também é necessário apresentar o pedido médico. Já as pacientes com mais de 50 anos estão isentas do pedido médico.
Horário de funcionamento - As mulheres poderão fazer a mamografia de segunda a sexta-feira das 9h às 18h, exceto feriados. Aos sábados o atendimento será das 9h às 13h. O resultado do exame poderá ser retirado na própria carreta-móvel após três dias a realização do procedimento.
(25/03/2015)
|