MOBILIZAÇÃO DE COMBATE A DENGUE VAI OPERAR NESTA QUARTA-FEIRA NA REGIÃO CENTRAL |
As ruas Marechal Deodoro, Aquidaban, General Osório e Visconde de Inhaúma, na região central de São Carlos, além do bairro Jardim Paulista, recebem nesta quarta-feira (18), a mobilização de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue.
A operação será iniciada às 8 horas, com o objetivo de remover dos terrenos baldios e das residências, por meio da Operação Cata Treco, utensílios que podem servir de criadouros do mosquito transmissor da dengue. A operação também ocorrerá de forma educativa, com a distribuição de folheto contendo informações sobre como evitar e combater a formação de criadouros do mosquito. A orientação é que os moradores dos bairros citados coloquem nas calçadas em frentes às suas residências os materiais indicados para facilitar o trabalho dos agentes. “É importante salientar que os moradores coloquem os materiais apenas nesta quarta-feira, durante a ação, portanto contamos com esta importante colaboração”, reafirmou o Secretário de Serviços Públicos José Carlos Correa.
Na mobilização realizada no bairro Romeu Tortorelli, nos dias (16 e 17), foram recolhidos materiais descartados pelos moradores que encheram 88 caminhões.
A ação acontece numa iniciativa da Prefeitura de São Carlos por meio das Secretarias de Serviços e Públicos e Saúde.
Pequenos cuidados, grandes diferenças:
- Manter caixas d’água, poços artesianos ou qualquer outro tipo de reservatório de água constantemente limpos, fechados e bem vedados;
- Recolher os pneus não utilizados para evitar o acúmulo de água;
- Não deixar água acumulada na calha ou laje de sua residência;
- Remover folhas, galhos e qualquer outro material que impeça a circulação de água nas calhas da residência;
- Não deixar água parada nas vasilhas que ficam embaixo dos vasos de plantas. Estas devem permanecer vazias e secas ou preenchidas com areia;
- Piscinas devem ser tratadas com cloro semanalmente ou esvaziadas, caso não estejam sendo utilizadas;
- Garrafas, baldes, latas, vasilhas e copos devem ser guardados em locais cobertos, sempre de cabeça para baixo;
- Cuidar os bebedouros de animais e água acumulada no degelo de geladeira;
- Não jogar lixo em terrenos baldios.
(17/03/2015)
|