PREFEITURA INTENSIFICA AÇÕES CONTRA A DENGUE NA REGIÃO DO CIDADE ARACY |
A Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e Vigilância Epidemiológica (Vigep), realiza o trabalho de nebulização casa a casa nos bairros Cidade Aracy I, Cidade Aracy II e Presidente Collor. Além do procedimento de bloqueio contra a doença, algumas ações de prevenção contra o mosquito Aedes-Aegypti, principal transmissor da Dengue, estão sendo intensificadas. Os recentes casos positivos de Dengue registrados na Zona Sul da cidade, levaram à intensificação dos trabalhos.
O município de São Carlos conta com 59 casos de Dengue, sendo destes, 19 adquiridos nas cidades de Brotas (10 casos), Trabiju (2 casos), Porto Ferreira, Pirassununga, Itirapina, Ribeirão Preto, São Sebastião, Jaú e Itaipé (MG). Dos 37 casos autóctones, ou seja, adquiridos na cidade, 22 pertencem à região do grande Cidade Aracy. Aproximadamente 80% das pessoas que ainda aguardam resultados, também são desta área cidade.
Durante o trabalho de nebulização é fundamental que os proprietários das residências colaborem com os agentes, abrindo as portas e as janelas, permanecendo nas calçadas com crianças e animais por um período de 15 minutos. Para intensificar as ações no combate à doença e alertar a população sobre a importância da destruição de possíveis criadouros do mosquito dentro das casas, carros de som estão percorrendo os bairros.
Como resultado da reativação do Comitê Municipal de Combate a Dengue, que tem como objetivo atribuir ações de educação em saúde e mobilização social por meio da união de secretarias municipais e instituições, uma listagem com a demanda de limpeza de terrenos particulares está sendo enviada mensalmente para a Secretaria Municipal de Habitação e Desenvolvimento Urbano, em que os proprietários são notificados. Na próxima semana, uma equipe de manutenção de áreas verdes, coordenada pela Secretaria Municipal de Serviços Públicos, estará realizando o trabalho de capina e roçagem em lugares públicos, inicialmente na área de maior transmissão de Dengue.
De acordo com a chefe da Divisão de Vigilância Epidemiológica, Márcia Valério Pallone, a aquisição de novos equipamentos de nebulização e o treinamentos de servidores também estão previstos no combate ao mosquito, para manter a cidade livre de epidemia. “Estamos trabalhando e unindo forças contra a Dengue. Pedimos a colaboração de toda população, em especial do grande Cidade Aracy, na destruição de possíveis criadouros do mosquito Aedes-aegypti dentro das casas. É importante ressaltar que o controle da dengue é responsabilidade de todos, cada um fazendo um pouco, a cidade continuará livre de epidemia”.
Alem da região sul da cidade, outros bairros que devem ficar em alerta contra a dengue devido a casos suspeitos e confirmados, são o Cidade Jardim, Vila Elisabeth, Vila Monte Carlo, Jardim Centenário, Jardim São Rafael e Tangará. A Secretaria Municipal de Saúde também alerta para os sintomas da Dengue, a pessoa que sentir febre alta, dor de cabeça, dor ao redor dos olhos, dor no copo e manchas vermelhas pelo corpo, deve procurar imediatamente atendimento médico nos serviços de saúde, onde será realizado o preenchimento da ficha de investigação que será encaminhada para a Vigilância Epidemiológica e equipe de controle de vetores, para a realização das atividades de bloqueio da transmissão da doença.
Segue lista de cuidados diários contra a dengue - Limpar o quintal removendo materiais que possam acumular água - Limpar as calhas do telhado - Lavar diariamente vasilhas dos animais de estimação - Remover a água dos pratos das plantas - Remover ou colocar os pneus em locais cobertos - Tratar a água das piscinas - Permitir a entrada dos agentes de Controle de Vetores nas residências quando há necessidade de bloqueio, abrindo as portas e janelas para o inseticida penetrar. - Procurar assistência médica quando surgirem os primeiros sintomas, que são: febre alta, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, dor no copo e manchas vermelhas no corpo.
(06/02/2015)
|