MELHOR CAMINHO GARANTE MELHORIAS EM ESTRADAS RURAIS DE SÃO CARLOS |
Foi realizada na noite desta quinta-feira (29), no Auditório do Sindicato Rural, uma reunião com donos de propriedade rurais, servidores públicos e funcionários da Companhia de Desenvolvimento Agrícola de São Paulo (CODASP), que esclareceu sobre o programa “Melhor Caminho”, que contempla a recuperação de um trecho quase nove quilômetros de estradas municipais de terra (SCA 454, SCA 340 e pequeno trecho da SCA 253), conhecidas como estrada da Babilônia. O convênio no valor de 1,3 milhão de reais foi firmado entre a Prefeitura de São Carlos e a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.
A proposta do programa Melhor Caminho do Governo do Estado é de interesse social, além de garantir melhorias das estradas, também possibilita a implantação de práticas conservacionistas do solo e da água. Entre as obras a serem realizadas estão a suavização de barrancos, construção de terraços, bacias de contenção de águas pluviais e complementos necessários para a conservação das mesmas.
Segundo o técnico operacional da CODASP, Donizeti Odair Fogli, órgão executor do projeto, o trabalho de recuperação das estradas rurais acontece por etapas, podendo ser contínuo. “O programa Melhor Caminho não tem limite de quilometragem e pode ser contínuo, nada impede que o município solicite a recuperação de novos trechos no momento em que as etapas contempladas forem concluídas”, explicou.
Durante o encontro, também foi solicitado aos produtores presentes, que caso haja necessidade, autorizem a retirada de cercas ou outras possíveis intervenções nas propriedades. Presente no encontro, o secretário Municipal de Serviços Públicos, José Carlos Correa elogiou o projeto. “É um programa pioneiro que vai preservar o solo, valorizar os imóveis e levar mais conforto para toda população, a secretaria de serviços Públicos se sente honrada em participar deste projeto”.
Por sua vez, o vice-prefeito e Secretário Municipal de Agricultura Cláudio Di Salvo agradeceu a presença dos produtores rurais, ressaltando a importância de mais esta conquista para o município. “O convênio possibilitará inúmeros benefícios, pois contempla os agricultores no escoamento de seus produtos, o transporte dos alunos da zona rural, o fácil acesso para o policiamento militar e ambiental, além de beneficiar o turismo religioso, já que o trecho faz parte do importante roteiro cultural Caminhos da Fé, até a igreja Nossa Senhora da Aparecida da Babilônia”, conclui ele.
(30/01/2015)
|