PREFEITO E VEREADOR INICIAM MOVIMENTO PARA IMPLANTAÇÃO DA FUNDAÇÃO LUCY MONTORO |
Na manhã de sexta-feira (9), o prefeito Paulo Altomani, acompanhado do vice-prefeito e secretário de Governo, Agricultura e Abastecimento, Cláudio Di Salvo, esteve reunido no Paço Municipal com o vereador Aparecido Donizetti Penha, para o início de um estudo para a implantação da rede de reabilitação Lucy Montoro em São Carlos.
Criado pelo Governo do Estado de São Paulo por meio das Secretarias de Saúde e dos Direitos da Pessoa com Deficiência, a Rede de Reabilitação Lucy Montoro tem como objetivo proporcionar o melhor e mais avançado tratamento de reabilitação para pacientes com deficiências físicas incapacitantes, motoras e sensório-motoras. Os tratamentos são realizados por equipes multidisciplinares, composta por profissionais especializados em reabilitação de acordo com as características de cada paciente.
Durante a reunião que também contou com a presença diretor do Departamento de Regulação, Controle e Avaliação do Município, Wander Roberto Boneli, da chefe de gabinete da Secretaria Municipal de Saúde, Luciana Caldeira e do assessor Uivo Aguiar, o prefeito Paulo Altomani se comprometeu a ajudar e buscar apoio junto ao Governo do Estado. “Já temos um terreno de um alqueire próximo a UBS do Botafogo que poder ser utilizado para a instalação da Fundação em nossa cidade. Quero agradecer a luta e a iniciativa e do vereador Penha, estamos juntos nesta ação para o bem comum, agora vamos unir forças para levar essa demanda para o Governador”, afirmou.
Segundo dados do IBGE, 24% da população de São Carlos tem algum tipo de deficiência, para o vereador, que tem com a principal luta no poder legislativo a inclusão e cuidados destas pessoas, o número pode ser maior. “Agradeço a pré-disposição do prefeito com a causa e comprometimento para mais esta conquista. Estamos realizando um abaixo assinado com o máximo de assinaturas e também buscando apoio com os deputados, para temos a justificativa da real necessidade da implantação da Lucy Montoro em São Carlos”.
Se implantada, a Fundação será pioneira no centro do estado possibilitando atender outras cidades da região na reabilitação de crianças e adultos com deficiência. No encontro, outro assunto abordado foi possibilidade da implantação de uma Secretaria Municipal de Pessoas com Necessidades Especiais ao invés de uma coordenadoria, a proposta passará por uma análise da Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão.
Para Cláudio Di Salvo as questões levantadas vão ao encontro do interesse da própria administração municipal. “Existe uma preocupação desde o início da nossa gestão em relação à saúde. O prefeito já mostrou isso com o grande número de cirurgias eletivas realizadas e a chegada do AME. A possibilidade da implantação da Fundação Lucy Monotoro e a criação de uma Secretaria específica fortalecem ainda mais o que a prefeitura busca não só para as pessoas com deficiência, mas também, para todos que convivem com essas pessoas, só tenho que parabenizar o prefeito e o vereador”.
(09/01/2015)
|