MUNICÍPIO ASSINA TERMO DO PROGRAMA "SÃO PAULO PRIMEIRÍSSIMA INFÂNCIA"
MUNICÍPIO ASSINA TERMO DO PROGRAMA "SÃO PAULO PRIMEIRÍSSIMA INFÂNCIA" PDF Imprimir E-mail
Foi assinado na manhã de quinta-feira (16), no auditório da Universidade de São Paulo na capital, o termo de compromisso para que o município permaneça vinculado ao “Programa São Paulo Primeiríssima Infância”, pelo secretário municipal de Saúde, Marcus Alexandre Petrilli. 
 
Com a assinatura, São Carlos passa a ser referência para cinco cidades na introdução de conceitos e práticas de promoção do desenvolvimento integral e integrado durante a gravidez, nascimento, pós-parto e cuidados até os três anos de idade, por meio dos serviços de saúde, educação e de assistência social. Participaram da cerimônia, o Secretário do Estado da Saúde, David Uip, o secretário de Estado de Desenvolvimento Social, Rogério Hamam e representantes dos municípios participantes. 
 
Idealizado pela Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, o programa foi implantado no ano de 2009 com o objetivo de estimular e desenvolver a governança local; qualificar o atendimento das gestantes e crianças de zero a três anos nos serviços de Saúde, Educação Infantil e Desenvolvimento Social; mobilizar e sensibilizar as comunidades locais para a importância da atenção à Primeira Infância, e por último, sistematizar e disseminar o conhecimento gerado durante a experiência para a aplicação em escala para outros municípios. 
 
A partir dos resultados conquistados, a Secretaria do Estado da Saúde, se interessou em levar o benefício para um número maior de cidades paulistas, surgindo assim, o programa “São Paulo pela Primeiríssima Infância”, que amplia o alcance a população e agrega novos componentes de forma regionalizada. Devido ao pioneirismo e sucesso das atividades, a cidade se tornou referência na região e a partir de agora, passa a disseminar os conhecimentos para as cidades de Descalvado, Porto Ferreira, Ibaté, Ribeirão Bonito e Dourado.
 
Através do programa, o atendimento segue um protocolo, em que profissionais envolvidos nas áreas da Saúde, Educação e Assistência Social, passam por cursos de capacitação em desenvolvimento infantil e os pais recebem o Caderno da Família, com informações sobre as fases de vida do bebê, vacinas, alimentação, desenvolvimento intelectual, emocional e social, além de eventos específicos, como exemplo, as atividades da semana do bebê. 
 
De acordo com o secretário de Saúde, o programa com apoio do estado, é um importante passo na intensificação para o desenvolvimento da criança como um todo. “O programa nos permite através da rede, levar os cuidados e estímulos na fase em que se determina a capacidade de aprender, qualidade de raciocínio, criatividade, habilidades para se relacionar e comportamentos, que valerão para o futuro da criança”, concluiu Petrilli.
 
(17/10/2014)


Compartilhe essa informação
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos