PREFEITURA APRESENTA MATRIZ DE RESPONSABILIDADES PARA IMPLANTAÇÃO DA AIRSHIP EM SÃO CARLOS
PREFEITURA APRESENTA MATRIZ DE RESPONSABILIDADES PARA IMPLANTAÇÃO DA AIRSHIP EM SÃO CARLOS PDF Imprimir E-mail
altCom o objetivo de viabilizar a implantação da empresa Airship do Brasil Indústria Aeronáutica Ltda (ADB) em São Carlos, o prefeito municipal Paulo Altomani, acompanhado pelo vice, Cláudio Di Salvo e pelo presidente da Câmara Municipal, Marco Antonio Amaral, se reuniu na manhã desta sexta-feira (19), com os representantes da Airship, como seu gerente administrativo, Guy Rocha; o trade manager, Arno Schwantes e o gerente de investimentos da Investe São Paulo, Alexandre Marx.
 
A reunião serviu para divulgar a Matriz de Responsabilidades e o cronograma de operações e ações para início das construções da Airship Brasil, em uma área de 30 alqueires, às margens da Rodovia Washington Luiz (SP-310), a 15 km do centro de São Carlos. “Recebemos a autorização do Ministério da Defesa e do Comando da Aeronáutica para a construção do maior prédio industrial do Estado de São Paulo. Serão 65 metros de altura para construir esses dirigíveis, que servem para monitoramento de fronteira, transporte de carga e de torres de alta tensão. Nessa reunião, contamos com a presença do presidente da Câmara, Marco Antonio Amaral, e do líder de Governo na Câmara, Lucão Fernandes, e desta forma, caso exista a necessidade do projeto ir à Câmara Municipal, eles já conhecem o assunto e demonstram não haver dificuldades na aprovação”, disse o prefeito.
 
Segundo o gerente administrativo, Guy Rocha, o objetivo é criar uma plataforma aérea multiuso. “Essa plataforma terá diversas finalidades, como oferecer melhores condições para o transporte, viabilizando a parte de construção, sem ou quase nenhum impacto ambiental. Escolhemos a cidade de São Carlos por dois motivos: por ela fazer parte de um conjunto de indústrias, grandes universidades e escolas técnicas e devido à localização. O início das obras de instalação deve acontecer ainda em 2014 e início de 2015, e a fase de operação começa no final do ano de 2016 e início de 2017”.
 
O vereador e presidente da Câmara Municipal, Marquinho Amaral, destacou o apoio do legislativo. “Estamos em um momento positivo para a cidade. Vemos que São Carlos tem grande potencial de crescimento. A boa notícia da instalação da Airship no município é uma alegria para todos nós. Coloco a Câmara Municipal à disposição”, pontuou.
 
Paulo Altomani acrescentou que a cidade de São Carlos se consolida como um importante polo aeronáutico do Estado de São Paulo, com inovação tecnológica. “Como o investimento da Aishirp é acima de U$ 200 milhões, algo em torno de R$ 500 milhões, estamos oferecendo a isenção de impostos como IPTU, ISS e taxas municipais no período de 15 anos, além de fazermos a infraestrutura de acesso de aproximadamente 2 km de pavimentação e toda a terraplenagem de cerca de 10 mil m² na área em que a fábrica será construída”, explicou.
 
O prefeito destacou que a área possui um manancial de água, mas que será compensado com o plantio de 100 mil árvores. “Dessa forma conseguimos preservar o manancial do Ribeirão do Feijão, o principal manancial superficial de abastecimento de água na cidade. Agradeço ao Governo do Estado, que nesses investimentos temos a participação do Investe São Paulo, agradeço à Finep que apoiou e aprovou esse projeto. São Carlos possui um escritório da Finep junto à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Sustentável”, completou. 
 
O projeto é assessorado pela Investe São Paulo desde setembro de 2013. “Temos apoiado a empresa na obtenção de licenças ambientais e em questões tributárias, além de ter intermediado o pedido de financiamento ao BNDES que será concedido via Desenvolve São Paulo, a agência de fomento do Governo do Estado”, disse o presidente da Investe SP, Luciano Almeida.
 
“Sabemos da importância desse projeto para o aprimoramento da logística no Estado de São Paulo e da qualidade dos empregos que serão gerados pelo projeto. É por isso que todos os projetos ligados ao setor aeroespacial são atendidos com prioridade por nossa equipe”, completou Almeida.
 
Participou também da reunião o presidente do SAEE, Sergio Pepino e representantes da Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL) e do Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), além de secretários municipais.
 
(19/09/2014)
 


Compartilhe essa informação
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos