PREFEITURA DIVULGA CLASSIFICAÇÃO DE PROJETOS INSCRITOS PARA CONVÊNIO COM CNPQ
PREFEITURA DIVULGA CLASSIFICAÇÃO DE PROJETOS INSCRITOS PARA CONVÊNIO COM CNPQ PDF Imprimir E-mail
Foi publicada no Diário Oficial do Município desta terça-feira (26), a classificação dos projetos destinados a cinco bolsas de pós-doutorado a serem aplicadas no poder público, oriundas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). 
 
A publicação traz a classificação dos projetos por notas, nas áreas de Meio Ambiente; Saúde; Habitação e Desenvolvimento Urbano e Educação. 
 
O convênio entre a Prefeitura e CNPq, firmado em dezembro de 2013, foi uma iniciativa da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia e inaugurou uma parceria inédita no país, na qual São Carlos é o primeiro município brasileiro a receber bolsa de pós-doutorado oriunda do Conselho. Foram inscritos 16 projetos. 
 
Segundo José Galizia Tundisi, que deu início ao processo durante sua gestão frente á Secretaria, a ideia é que a administração pública da cidade possa avançar, em áreas prioritárias, com pesquisa, desenvolvimento e inserção tecnológica. “As áreas de atuação escolhidas foram a partir de estudos realizados entre as Secretarias Municipais, que indicaram os principais problemas a serem resolvidos. Todos os secretários envolvidos demonstram muito interesse e disposição em receber os bolsistas”. 
 
A pesquisadora, Ana Elisa Serafim Jorge, foi a primeira colocada na área de Saúde com a proposta “Inclusão de uma nova abordagem no tratamento de úlceras crônicas: terapia fotodinâmica e fototerapia”. “Esse projeto vem ao encontro de um dos meus antigos anseios: de estender à sociedade aquilo que estudamos com muito afinco na pós-graduação. Com isso, uma tecnologia apropriada será executada e implementada como uma nova política sustentável junto às unidades de saúde da Prefeitura Municipal de São Carlos, reduzindo tempo e custo de tratamento com tal moléstia”, explicou Ana Elisa 
 
O projeto, coordenado pelo Prof. Dr. Vanderlei Salvador Bagnato do Grupo de Óptica do Instituto de Física de São Carlos (IFSC)/USP, tem a finalidade de aplicar o conhecimento sobre a terapia fotodinâmica e a fototerapia (técnicas que utilizam a luz) no tratamento de úlceras crônicas, com objetivo terapêutico no processo de cicatrização. 
 
Para o secretário de Saúde, Marcus Alexandre Petrilli, a aplicação desse tratamento irá proporcionar maior qualidade de vida aos pacientes da rede, além de diminuir custos do tratamento convencional oferecido atualmente. “E uma tecnologia inovadora, mas já consolidada, que auxiliará na recuperação definitiva dos tecidos lesados. Além disso, a presença de um pesquisador na Secretaria irá nos oferecer conhecimento específico, com o comprometimento de transferir esse conhecimento aos profissionais que já atuam na área”, opinou Marcus. 
 
A classificação geral dos projetos pode ser conferida no link
 
(26/08/2014)


Compartilhe essa informação
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos