PREFEITURA BUSCA SOLUÇÕES PARA PROBLEMAS DE RESÍDUO SÓLIDO EM SÃO CARLOS
PREFEITURA BUSCA SOLUÇÕES PARA PROBLEMAS DE RESÍDUO SÓLIDO EM SÃO CARLOS PDF Imprimir E-mail
Dentro das exigências em vigor da Lei nº 12.305/10, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), a Prefeitura de São Carlos, por meio da Coordenadoria do Meio Ambiente, com o apoio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia, está buscando soluções para os problemas de resíduo sólido na cidade. 
 
Na semana passada, o coordenador de Meio Ambiente, Paulo Taú, recebeu os empresários Jesus Carrillo, Eliane Hueso e Nathalie Buccieri da Ecoplac, que propõem uma nova tecnologia para solucionar o problema de descarte de gesso.
 
O projeto consiste no aproveitamento do gesso descartado, transformando-o em produtos arquitetônicos, inovadores e sustentáveis, evitando a logística reversa, que hoje representa um dos maiores custos desse resíduo e gerando novos recursos tributários e empregos para a cidade. “É uma solução perfeita, pois a partir dos resíduos do gesso, gera-se matéria prima que permite, na própria cidade, fabricar produtos para construção civil e mobiliários”, comentou Paulo Taú.
 
Para o empresário Jesus Carrillo, São Carlos é o melhor ponto logístico para desenvolver esse projeto. “Pela proximidade dos maiores centros de descarte de gesso do interior do estado, além da cidade ser reconhecida pela sua alta cultura tecnológica”. 
 
O secretário José Galizia Tundisi, lembrou que São Carlos já cumpriu algumas metas para atingir o Plano. “Temos o Aterro Sanitário funcionando devidamente licenciado pela CETESP; temos uma coleta seletiva em funcionamento e crescente; melhoramos as condições de trabalho da cooperativa, oferecendo condições sanitárias e de qualidade de vida”, enumerou. 
 
Tundisi ressaltou que o próximo passo será a elaboração do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos do Município. “Já existem duas leis, uma de 2006 e outra de 2008, que precisam ser consolidadas em uma única lei, que permitirá ao município, ter todas as condições para fazer uma gestão de resíduos sólidos da forma mais eficiente e efetiva possível”. 
 
A Secretaria já está elaborando uma versão preliminar desse plano, que deverá ser discutida com todos os secretários, Ministério Público e  população. 
 
(11/08/2014)


Compartilhe essa informação
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos