VIATURAS DO SAMU VÃO CONTAR COM MEDICAMENTOS ÀS VÍTIMAS DE INFARTO
VIATURAS DO SAMU VÃO CONTAR COM MEDICAMENTOS ÀS VÍTIMAS DE INFARTO PDF Imprimir E-mail

altRepresentando o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de São Carlos, a chefe da Divisão de Atenção Pré-Hospitalar Móvel, Élen dos Santos Alves, acompanhada da coordenadora do Núcleo de Educação em Urgências, Eliza Flori, da Técnica de Enfermagem, Cláudia Cristina Cesar e do condutor Fernando Elvis Garcia, participou nesta semana, no Centro Internacional de Convenções do Brasil, em Brasília, do VI Congresso Nacional SAMU 192, em que foi assinada uma portaria para ainclusão de medicamentos nas ambulâncias de suporte avançado destinadas às vítimas de infarto.

 

Promovido pela Secretaria de Atenção à Saúde (SAS), Departamento de Atenção Hospitalar e de Urgência (DAHU) e Coordenação-Geral da Força Nacional do SUS (CGFNS), Coordenação Geral de Urgência e Emergência (CGUE), Ministério da Saúde e o apoio da Organização Pan-americana de Saúde (Opas), o evento teve como missão promover o intercâmbio de informações e debates sobre os desafios para a próxima década, principalmente nas formas de como a chegar à universalização do serviço do SAMU, que hoje atende aproximadamente 150 milhões de pessoas em todo o país.

 

Durante o congresso, que reuniu aproximadamente 1.500 profissionais do Brasil e de outros países, foi assinada uma portaria que inclui repasses aos municípios para aquisição de medicamento trombolítico para as ambulâncias do serviço, que serão utilizados nas vítimas de infarto socorridas pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192). De acordo com o Ministério da Saúde, a estimativa é que com a incorporação do remédio, se reduza em 17% o número de óbitos por infarto.

 

Ainda conforme dados do Ministério da Saúde, o Sistema Único de Saúde (SUS), registrou em 2012, 84.157 mortes e 59.510 internações por infarto agudo do miocárdio. A expectativa é que, com o medicamento, o SAMU de todo o Brasil possa salvar até 8.368 pessoas por ano. Para aderir a novo portaria, tanto o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência da cidade quanto o município, tem que manifestar o interesse que já está sendo consolidado.

 

De acordo com Élen, o encontro trouxe um novo aliado no salvamento de vidas e possibilitou a reciclagem dos conhecimentos. “Além da possibilidade de implantação dos medicamentos dentro das ambulâncias para as vitimas de infarto, o congresso permitiu troca de experiências e vivências do nosso cotidiano, inclusive com colegas profissionais socorristas de outros países, como Alemanha, Inglaterra e França, no qual o nosso modelo assistencial de Atendimento Pré Hospitalar é baseado”, conclui a chefe da Divisão de Atenção Pré-Hospitalar Móvel.

 

 

 

(01/08/2014)



Compartilhe essa informação
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos