EMPRESÁRIOS E COMERCIANTES REIVINDICAM MELHORIAS PARA A REGIÃO CENTRAL DA CIDADE
EMPRESÁRIOS E COMERCIANTES REIVINDICAM MELHORIAS PARA A REGIÃO CENTRAL DA CIDADE PDF Imprimir E-mail
Na manhã desta quarta-feira (30), empresários e comerciantes do Centro de São Carlos estiveram no Palácio do Comércio Miguel Damha, atual sede da Associação Comercial e Industrial de São Carlos (ACISC), para uma reunião com o secretário interino de Transporte e Trânsito, Marcio Marino.
 
Conduzida pelo presidente do Sincomercio de São Carlos, Paulo Roberto Gullo e pelo presidente da ACISC, Alfredo Maffei Neto, a reunião serviu para os empresários e comerciantes reivindicarem mudanças e melhorias na região central do comércio. O diretor do Departamento de Transporte, Maurício Rodrigues e o engenheiro Hamilton Leandro Bondancia, também participaram do encontro.
 
Segundo Marcio Marino, reuniões como esta são bem-vindas e o resultado tende a ser benéfico para todos, principalmente para a população. “As reivindicações que recebemos dos comerciantes, usuários e da população, são de pessoas que utilizam o sistema e eles sabem o que precisam. Em reuniões como esta saem várias ideias e muitas acabam sendo aproveitadas”, comentou. 
 
Dentre as reinvindicações apresentadas, os comerciantes pediram uma solução para o estacionamento de motocicletas na Praça Maria Aparecida Resitano (Praça do Mercado). “Eles reclamaram que faltam vagas para automóveis e me pediram para tirar o estacionamento das motocicletas da Praça do Mercado, então sugeri mudá-lo para a Rua Geminiano Costa e a ideia foi aceita. Seria um estacionamento exclusivo. Vou apresentar a proposta  ao prefeito Paulo Altomani para uma possível aprovação e depois retornar aos comerciantes”, disse Marino.
 
Outras reivindicações foram para a abertura do calçadão, que contribuirá para o aumento do fluxo de veículos e melhorar o acesso às lojas. “Como não houve um consenso de todas as partes sobre essa questão, eles irão estudar melhor o que fazer para depois nos passar uma posição. Este é um pedido antigo e penso que se existir a possibilidade do comércio e da população ser beneficiada, a ideia é válida. E como foi discutido, o calçadão seria aberto para a passagem de veículos em dias normais e, em datas comemorativas, onde há um fluxo maior de pedestre, a passagem seria fechada”, explicou.
 
Para o presidente do Sincomercio de São Carlos, Paulo Roberto Gullo, a reunião teve um resultado positivo. “Contamos com a presença do secretário Márcio Marino, que se colocou à nossa disposição para futuras reuniões. Todos que vieram saíram satisfeitos, pois conseguimos a alteração com relação ao estacionamento das motocicletas na Praça do Mercado e também apresentamos uma sugestão que não deu certo, mas o secretário sugeriu outra ideia e todos aprovaram. Esperamos a aprovação do prefeito Paulo Altomani, pois a alteração abrirá mais um espaço de estacionamento para o consumidor, que é um problema sério na região”, declarou.
 
Sobre essa abertura, Gullo ressaltou que a solicitação é para que abra um corredor permitindo a passagem de automóveis durante a semana e, aos finais de semana, que ela seja interrompida deixando disponível apenas aos pedestres. “Nos comprometemos a delinear melhor a ideia para que possamos apresentar uma proposta mais concreta ao secretário Marino. Nossa reinvindicação é de que o calçadão ganhe ‘vida’ e não permaneça como está atualmente, principalmente no período noturno, onde os comerciantes possam mostrar suas vitrines e não deixá-las fechadas com portas de aço”, justificou. 
 
Outro tema discutido foi a mudança do percurso de linhas de transporte coletivo, de segunda a sexta-feira, para ampliação do movimento na região comercial, com conversão à direita na Rua Nove de Julho e conversão à esquerda na Rua General Osório. “Apresentei algumas medidas imediatas para o transporte público, como a implantação da cobertura de ponto de parada dos ônibus no Terminal Rodoviário, na Praça dos Voluntários e na Rua Dona Alexandrina, além da criação de uma área de integração ao transporte coletivo na Praça Papa João Paulo II, no Jardim Bandeirantes. Alguns comerciantes pediram uma mudança no percurso de linhas de transporte coletivo e ouvimos a ideia que será estudada pela Secretaria de Transporte e Trânsito”, finalizou Márcio Marino.
 
(30/07/2014)


Compartilhe essa informação
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos