PREFEITURA E ÓRGÃOS PARCEIROS ASSINAM PROTOCOLO DE ATENDIMENTO DO NAI
PREFEITURA E ÓRGÃOS PARCEIROS ASSINAM PROTOCOLO DE ATENDIMENTO DO NAI PDF Imprimir E-mail

alt

Com o objetivo de sistematizar as propostas de funcionamento do Núcleo de Atendimento Integrado de São Carlos (NAI), formalizadas após diversas reuniões nos meses de fevereiro de 2013 a junho de 2014, a Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social, realizou na tarde desta sexta-feira (25), no Paço Municipal, a assinatura de um protocolo de atendimento e funcionamento do Núcleo. O documento identifica os parceiros e suas atribuições no processo de melhorias do NAI.
 
 O evento contou com a presença do prefeito Paulo Altomani, do procurador geral do município, Waldomiro Antonio Bueno de Oliveira; dos secretários municipais Wiviane Maria Spaziani Tiberti (Cidadania e Assistência Social); Beatriz Aparecida Tolentino (Infância e Juventude) e Marcus Alexandre Petrilli (Saúde); do Sub comandante da Guarda Civil, Mendes Júnior; do Juiz da Vara da Infância e Juventude da Comarca de São Carlos, Cláudio do Prado Amaral; do Promotor da Infância e Juventude da Comarca de São Carlos, Mário José Correa de Paula; do delegado seccional, Rogério Fakhany Vita; do Capitão PM, Jefferson Lopes; da assistente social e coordenadora do NAI São Carlos, Eliane Padilha Driguetti e de representantes do Conselho Tutelar e imprensa local.
 
 Durante a assinatura o prefeito Paulo Altomani lembrou que, alertando sobre a precariedade do atendimento da Casa de Acolhimento (albergue infantil), uma de suas primeiras ações foi transferir o local que funcionava na Casa do almoxarifado do SAAE, na Vila Nery, para o Centro Pastoral Diocesano. “Governar uma cidade é dividir a responsabilidade com cada entidade, como a Justiça, Ministério Público, Polícia Militar e Civil e Conselho Tutelar, como estamos fazendo hoje aqui. Cada seguimento está se comprometendo a partir de seu conhecimento e experiência para melhorar a situação desses adolescentes em situação de risco em nossa cidade”. O prefeito reafirmou, ainda, o compromisso da Prefeitura na busca de soluções para que eles tenham um futuro melhor. “Uma criança, ou adolescente que consigamos salvar valerá o mandato. Estamos no caminho certo de justiça e de igualdade de oportunidade”.
 
 Wiviane Tiberti ressaltou que o papel do NAI é o de acolher e custodiar adolescentes encaminhados pela autoridade policial, apreendidos em ato infracional, e que a assinatura do protocolo, formaliza o resultado de um trabalho em conjunto. “Essa assinatura é o inicio de uma nova etapa na qual teremos novos desafios, para os quais queremos continuar contanto com todos os parceiros. Já tivemos grandes conquistas, como a separação dos espaços para o acolhimento de adolescente de passagem e para as demais crianças e a mudança da nomenclatura de Albergue Infantil para Casa de Acolhimento Cláudia Picchi Porto. Nosso papel, portanto, é a execução de uma  justiça restaurativa ”, enumerou.

 

 

(25/07/2014)



Compartilhe essa informação
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos