LIVRO “PRAÇAS DE SÃO CARLOS” É PUBLICADO PELA FUNDAÇÃO PRÓ-MEMÓRIA
LIVRO “PRAÇAS DE SÃO CARLOS” É PUBLICADO PELA FUNDAÇÃO PRÓ-MEMÓRIA PDF Imprimir E-mail

altA Fundação Pró-Memória publicou a primeira edição do livro “Praças de São Carlos” que, em formato de catálogo, traz a localização das praças, criadas até o ano de 2012 com um breve histórico de criação e a biografia de seus patronos.

 

A publicação exigiu não apenas pesquisas bibliográficas, mas também uma extensa busca por documentação nos arquivos públicos e históricos do município, como processos de implantação, leis de criação e jornais. Os trabalhos foram desenvolvidos pela historiadora, Leila Massarão e pelos bolsistas da Fundação Pró-Memória, sob sua orientação.

 

“Foi um trabalho detalhado e lento, justamente para garantir a solidez das informações coletadas”, explicou a historiadora. Segundo ela, no catálogo, foram separadas as praças em duas partes, em que as mais conhecidas são citadas na Parte I, como as Praças em Destaques. As demais constam em uma Lista Geral, na Parte II da publicação. “Através do registro de fotos, mostramos o ‘antes e depois’ de diversas e, algumas, se transformaram tanto que ficaram irreconhecíveis. A Praça Coronel Sales, por exemplo, que no passado possuía árvores e coreto e hoje se tornou um largo de concreto, porque isso era o que achavam interessante para as praças urbanas nos anos 70”, explicou a historiadora.

 

Segundo Leila Massarão, as praças são espaços públicos urbanos primordiais ao desenvolvimento das relações sociais em uma cidade. “Elas têm sido transformadas desde o século XIX, com alterações de suas características, seus equipamentos e formatos. Mais recentemente, por exemplo, podemos notar o aumento do número delas para a prática esportiva e ao lazer, com áreas de preservação ambiental e de conforto climático, reflexo de certos hábitos de nosso tempo. Mesmo com suas diferentes transformações de formato e uso, as praças ainda são uma referência para a população local, pois são pontos de encontro e circulação de pessoas e, por isso, se tornam locais privilegiados para a presença de símbolos, personagens e memórias de determinados períodos ou eventos históricos divulgados através de nomes em placas, monumentos, etc.”.

 

A historiada destacou que catalogar praças e monumentos da cidade é um trabalho contínuo. “É um projeto que não tem fim e essa é uma primeira publicação. Daqui alguns anos haverá uma edição ampliada, por conta das  transformações das praças e monumentos existentes, além da criação de  outras. Isso faz parte do desenvolvimento da cidade, no que diz respeito ao urbanismo e ao uso delas”.

 

Sobre o acesso ao livro, Leila informou que a distribuição já foi feita às Bibliotecas do Futuro, Bibliotecas Municipais, Biblioteca Comunitária da UFSCar, Biblioteca da USP, instituições culturais e educacionais do município. “O livro ‘Praças de São Carlos’  tem por objetivo ser um instrumento para pesquisadores, consultores, interessados na história e patrimônio locais, esclarecendo e informando sobre as memórias impressas nesses espaços públicos que contribuem para sua valorização, conservação e integridade, através do conhecimento e do reconhecimento de sua relevância histórica. Quem tiver interesse, os exemplares estão disponíveis para consulta na Fundação Pró-Memória, podendo ser adquirido por um preço simbólico”, finalizou.

 

 

(25/07/2014)

 



Compartilhe essa informação
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos