CUIDADOS COM A DENGUE DEVEM CONTINUAR DURANTE O INVERNO PDF Imprimir E-mail
Mesmo com a chegada do inverno, período em que as chuvas são mais escassas, a população deve continuar atenta aos cuidados no bloqueio de recipientes que possam servir como criadouros do mosquito Aedes-Aegypti, principal transmissor do vírus da dengue, e colaborando com o trabalho de agentes de endemias nas vistorias das residências.
 
Segundo levantamento da Vigilância Epidemiológica (Vigep), a cidade de São Carlos contabiliza 188 casos positivos da doença, sendo 122 deles autóctones e 66 importados. Como prevenção, a Vigep mantém as equipes em estado de alerta, trabalhando forte no combate ao mosquito transmissor e na orientação sobre os métodos de prevenção junto à população.
 
A ofensiva contra a dengue teve início em novembro do ano passado, com o lançamento da campanha Unidos Contra a Dengue. Desde então, o prefeito Paulo Altomani determinou uma grande ação objetivando maior notificação de casos suspeitos e o controle da doença. Estão sendo realizadas nebulizações nos locais onde casos positivos são confirmados, campanha de orientação e prevenção, visitas casa a casa de agentes de endemias, além, da colocação em prática de um plano de atendimento e identificação dos casos suspeitos nas unidades de saúde e hospitais.
 
A Vigilância Epidemiológica continua contando com o apoio da população no bloqueio de possíveis criadouros do mosquito da dengue, dentro das residências, e na colaboração do trabalho dos agentes de endemias, que estão vitoriando os bairros que apresentam maior índice de casos positivos da doença, como Vila São José, Vila Costa do Sol e Vila São João Batista.
 
“É extremamente importante que as pessoas continuem atentas na eliminação dos possíveis criadouros do mosquito, autorizando também a entrada dos agentes de endemias, devidamente identificados, nas residências e no preenchimento correto da ficha de investigação dos casos suspeitos, que ficam disponíveis nas unidades de saúde e hospitais. O controle da dengue depende de ações integradas. Juntos, teremos maiores chances de alcançar sucesso na luta contra a doença”, afirmou a chefe de divisão da Vigilância, Márcia Valério Pallone.  
 
 CUIDADOS COM A DENGUE
- Limpar o quintal removendo materiais que acumulam água
- Limpar as calhas do telhado
- Lavar diariamente vasilhas dos animais de estimação
- Remover a água dos pratos das plantas
- Remover colocar os pneus em locais cobertos
- Tratar a água das piscinas
- Permitir a entrada dos agentes de Controle de Vetores nas residências quando há necessidade de bloqueio.
- Procurar assistência médica quando surgirem os primeiros sintomas, que são febre alta, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, dor no copo e manchas vermelhas no corpo.
 
(21/05/2014)


Compartilhe essa informação
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos