DEFESA CIVIL DE SÃO CARLOS PARTICIPA DE REUNIÃO COM GRUPO NACIONAL DE PESQUISA EM DESASTRES PDF Imprimir E-mail
Neste mês, os representantes do departamento de Defesa Civil de São Carlos, poderão participar de uma reunião com o Grupo Nacional de Pesquisa em Desastres. O encontro está sendo organizado pela equipe da FIOCRUZ. 
 
O UNISDR - Estratégia Internacional para Redução de Desastres, que é a Agência das Nações Unidas (ONU), para redução de desastres e possui escritório no Rio de Janeiro, coordenado por David Stevens, criou em dezembro de 2013,  uma rede de pesquisa em Redução de Riscos a Desastres (RRD) no Brasil. 
 
A idéia geral é fortalecer a pesquisa científica e aproximá-la da atuação prática, no âmbito da Política Nacional de Proteção e Defesa Civil do governo federal, juntamente com o apoio do Ministério de Integração Nacional.
 
Este grupo formado por diretores e agentes de Defesa Civil Municipais e por pesquisadores de diversas universidades do Brasil, tem por objetivo discutir e consolidar a criação de uma rede de pesquisa em desastres.
 
Segundo o diretor da Defesa Civil de São Carlos e membro do grupo, Pedro Caballero, é de extrema importância a adequação das pesquisas científicas com a prática nas cidades, pois a dicotomia ou a separação da teoria e da prática leva a erros que podem custar milhões em perdas e mais ainda de vida humanas. 
 
A novidade deste grupo é que como participam agentes de Defesa Civil, as informações e conhecimento desenvolvidos são rapidamente aplicados nos municípios, alterando a qualidade de vida das pessoas.
 
Segundo Caballero, a atual administração municipal, seguindo as diretrizes do prefeito Paulo Altomani, está efetuando uma reestruturação operacional e técnica para poder atender os novos desafios que apresenta o município de São Carlos. Na Proteção e Defesa Civil de São Carlos dentro do contexto das mudanças climáticas e seus impactos (chuvas fortes, vendavais, secas), além da própria estrutura administrativa, por ter uma atuação “horizontal” com as Secretarias Municipais visando atender critérios do Programa de Cidades Resilientes das Nações Unidas e de uma melhoria de qualidade de vida.
 
São Carlos é a capital da tecnologia e tem muito a desenvolver na área de prevenção de riscos a desastres, mas este conhecimento e “know-how” precisam ser organizados e divulgados no Brasil, como por exemplo, as empresas que produzem robótica, aviões não tripulados e biotecnologia.
 
“A Defesa Civil de São Carlos em sua reestruturação, está investindo em equipamentos de comunicações e informática em uma primeira fase, bem como treinamento e capacitação dos funcionários agentes, para posteriormente aplicar métodos de Gestão de Riscos para enfrentar em especial as mudanças climáticas que afetam ao nosso planeta e país”, afirma Caballero.
 
(09/04/2014)


Compartilhe essa informação
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos