SECRETARIA DE AGRICULTURA AUMENTA RENDA FAMILIAR DE AGRICULTORES E REGISTRA SUCESSO NAS AÇÕES DESENVOLVIDAS PDF Imprimir E-mail
A secretaria municipal de Agricultura e Abastecimento trabalha hoje com a preocupação de informar, qualificar e dar suporte aos produtores rurais que trabalham na Agricultura Familiar de São Carlos, oferecendo alimentação de qualidade às escolas estaduais e municipais, através da Merenda Escolar e garantindo a própria renda.
 
A prova de que o trabalho sério vem sendo desenvolvido com eficácia é o aumento registrado de 28% para 53%, no número de agricultores atendidos nos programas executados pela prefeitura em menos de dois anos.
 
O “Programa de Aquisição de Alimentos”, por exemplo, é responsável pela compra direta local com doação simultânea dos agricultores, cujo objetivo é oferecer às pessoas que estão em vulnerabilidade alimentar, os serviços disponíveis pelo município, como refeições nos dois Restaurantes Populares (Cidade Aracy e Vila Irene) e nas 28 unidades assistenciais. “O agricultores tem como garantia a compra, pela prefeitura, de todos os itens produzidos, por um preço justo”, disse o chefe de divisão da secretaria de Agricultura, Caio Solci.
 
Outro programa desenvolvido pela secretaria é o Programa Nacional de Alimentação Escolar. “Através de leis federais, a agricultura familiar passa também a fornecer gêneros alimentícios a serem servidos na Merenda Escolar da rede pública, distribuindo produtos hortifrutícolas ‘in natura’e processados no setor de Processamento da secretaria”, disse Caio. Segundo as leis, no mínimo 30% tem que ser aplicado na agricultura familiar. “São Carlos já cumpre essa norma, porém, na gestão do prefeito Paulo Altomani, aumentou significativamente a aquisição de hortifrutícolas dos Agricultores Familiares locais para a Merenda Escolar”, explicou.
 
Dando continuidade aos incentivos destinados aos Agricultores Familiares do município, a secretaria criou a Feira da Agricultura Familiar, cujo principal objetivo é possibilitar uma nova alternativa de escoamento aos produtores, com alimentos de melhor qualidade e preços mais acessíveis à população.
 
Às quintas-feiras, das 06h00 às 12h00, os agricultores expõem suas mercadorias na Praça Brasil, às terças-feiras, no mesmo horário, eles levam seus produtos para serem vendidos na Praça XV de Novembro e, às sextas-feiras, comercializam na feira noturna no Parque do Kartódromo, das 16h00 às 21h00.
 
Adriano Rodrigues Scheneviz é agricultor familiar inscrito na secretaria municipal de Agricultura e Abastecimento e hoje, graças aos incentivos e aos cursos desenvolvidos, já comercializa alimentos da sua própria produção, como maracujá, quiabo, pimenta, abacate, goiaba, laranja e limão. “Já nasci na agricultura, porém, em menos de dois anos, a renda da nossa família subiu em até 70%, graças ao apoio da prefeitura”, disse o agricultor. Ele ainda afirma que esse grande avanço se deu por conta dos cursos que começaram a ser oferecidos para eles. “Expandimos nossa produção devido aos ensinamentos que obtivemos através dos cursos e qualificações. Nós aprendemos a manipular os produtos, produzir variedade e aumentar o que nós já fazíamos”, disse o agricultor que, junto à sua família, mantém uma vida estável e com lucro .“Teve um grande avanço e estamos muito satisfeitos”, reforçou.
 
O secretário Claudio Di Salvo, disse que esse é o papel da secretaria. “Nosso caminho é levar informação, qualificação e conhecimento através de nossos cursos, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, o Senar e  o Sindicato Rural.  Essa ação objetiva, faz com que eles aprendam novas técnicas de produção,  incentivando também novas fórmulas de comercialização”, disse Claudio. Segundo ele, a venda nas feiras e para a Merenda Escolar, aumenta a renda do produtor e o desenvolvimento no campo. “Ele ganha mais dinheiro para investir no seu próprio negócio, além de oferecer mais qualidade na alimentação escolar das nossas crianças”, finalizou.
 
Dados
 
Na Merenda Escolar, em 2013, a aquisição de hortifrutícolas do município de São Carlos cresceu significativamente e beneficiou 47 Agricultores Familiares locais, em relação aos 21 agricultores em 2012.
 
Também em 2013 houve um aumento nas aquisições de gêneros alimentícios da Agricultura Familiar, também em hortifrutícolas, valorizando a produção local e regional.
 
Ainda em 2013, na Merenda Escolar, o valor financeiro aplicado na aquisição das hortifrutícolas dentro do município foi de R$ 452,909,91 representando 46,22% do total aplicado, contabilizando, então, um aumento significativo em relação ao ano de 2012, que teve aplicação no município de R$ 131.532,87.
 
(04/04/2014)


Compartilhe essa informação
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos