SERVIDORES PARTICIPAM DE CURSO SOBRE PREVENÇÃO DE ACIDENTES COM ANIMAIS PEÇONHENTOS PDF Imprimir E-mail

altFoi realizado na manhã desta terça-feira (18), no auditório “Bento Prado Jr.”, no Paço Municipal, o curso “Animais Peçonhentos: porque os acidentes acontecem?”, oferecido pela Prefeitura de São Carlos, por meio das secretarias municipais de Administração e Gestão de Pessoal, e de Serviços Públicos. Estão previstos, ainda nesta semana, mais três encontros com grupos diferentes, somando 200 participantes.

 

O curso tem coordenação do Parque Ecológico de São Carlos (Pesc) "Dr. Antonio T. Vianna", com o objetivo de oferecer aos servidores públicos municipais – que atuam em áreas de risco – noções básicas de biologia, ecologia e comportamento das principais espécies de animais peçonhentos, além de medidas que promovam a redução de acidentes e práticas seguras de transporte de animais.

 

O administrador do Pesc, Fernando Magnani, destacou que é essencial estabelecer procedimentos e condutas que reduzam acidentes e perdas em ambas as partes. “São Carlos possui uma série de espécies de animais peçonhentos, entre serpentes, aracnídeos e insetos, que podem estar diretamente relacionados a vários ambientes de trabalho, onde os funcionários desenvolvem suas atividades”, disse.

 

A secretária de Administração e Gestão de Pessoal, Helena Maria Cunha do Carmo Antunes, explicou que determinadas funções são exercidas em locais considerados hospedeiros de animais. “Daí nossa preocupação em oferecer ao servidor, conhecimento e métodos de prevenção em relação a animais peçonhentos, em seu ambiente de trabalho”, disse ela.  Servidores de nove secretarias foram indicados à participar.

 

Alice Rangel Nascimento, agente de combate às endemias, da Secretaria Municipal de Saúde, participou do curso e destacou que as informações irão auxiliar em vários sentidos. “Como agente, tenho que entrar em terrenos baldios e construções e, agora, saberei como proceder se encontrar um animal peçonhento. Além disso, muitos moradores questionam a forma de como lidar com esses animais e poderemos proliferar as informações e ajudar a comunidade a se prevenir também”, explicou. A agente ressaltou a importância em saber capturar os animais com vida, para encaminhá-los a um local adequado, sem prejuízo ambiental. 

 

(18/03/2014)

 



Compartilhe essa informação
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos