CIDADANIA REALIZA SEGUNDA REUNIÃO PARA DEBATER CRESCIMENTO DO NÚMERO DE PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA
CIDADANIA REALIZA SEGUNDA REUNIÃO PARA DEBATER CRESCIMENTO DO NÚMERO DE PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA PDF Imprimir E-mail
Na manhã desta quinta-feira (6), aconteceu no Paço Municipal, a segunda reunião para debater o crescimento do número de pessoas em situação de rua, no município de São Carlos.
 
Convocada pela secretária de Cidadania e Assistência Social, Wiviane Tiberti, a reunião contou com as participações do secretário municipal de Emprego e Renda, Hilário Apolinário Oliveira, do Defensor Público Danilo Mendes Silva e Oliveira, do Comandante da Guarda Municipal, Jorge Negretto, de representantes do CRAS, CAPS-AD,  da secretaria de Esportes e Lazer, Câmara Municipal e representantes de igrejas da cidade.
 
O foco da reunião foi a apresentação do mapeamento dos moradores de rua da cidade e também a proposta de uma nova campanha a ser divulgada, pedindo que a população não dê dinheiro nem alimento aos moradores de rua. “O problema é que na rua esses moradores se sentem livres para usar drogas, pedir dinheiro, e conseguem até comida de graça. Por isso, eles acabam não aceitando a ajuda dos serviços oferecidos pela prefeitura”, explicou a secretária. Quando algum morador de rua implorar por dinheiro, é importante que a população entre em contato com os serviços da prefeitura. “Ainda estamos ajustando alguns passos, debatendo os pontos junto aos outros serviços municipais, para chegarmos a um plano de ação completo. Mas é importante que estas pessoas sejam encaminhadas para os serviços de assistência. Se não houver esmolas e comida, automaticamente eles terãoq eu nos procurar”, disse Wiviane.
 
O Defensor Público, Danilo Mendes Silva de Oliveira, explicou qual o papel da defensoria no caso. “Somos um equipamento jurídico, cujo papel é fazer o devido encaminhamento dessas pessoas  aos órgãos públicos competentes para prestação do serviço. Nesse caso, atuaremos, se necessário, em ações judiciais caso haja ausência da prestação desses serviços”, disse o defensor, salientando que: “Não existem fórmulas prontas e soluções simples para problemas complexos e sim políticas nacionais no enfrentamento das drogas à situação de rua”, disse ele.
 
Na próxima quinta-feira (13), acontece a terceira reunião, que contará com a presença de uma Assistente Social e consultora da Recapp Consultoria e Assessoria em Políticas Públicas, Rosa Federici. A reunião está marcada para às 9 horas, também no Paço Municipal.
 
(06/03/2014)
 


Compartilhe essa informação
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos