SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DEFINE CAMPANHA CONTRA HPV |
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através da Vigilância Epidemiológica (VIGEP), realizou na tarde desta quinta-feira (27), no auditório do Paço Municipal, uma capacitação para profissionais da rede de saúde, sobre a vacina contra o Papiloma Vírus Humana (HPV), que será disponibilizada a partir de 10 março, em todas as Unidades de Saúde. A campanha visa imunizar meninas na faixa etária de 11 a 13 anos. Em São Carlos, 4.846 crianças deverão ser vacinadas.
A campanha acontecerá até o dia 10 de abril, depois deste período, a vacina disponibilizada pelo Ministério da Saúde (MS), ficará disponível no Sistema Único de Saúde (SUS) e será a 16ª vacina a ser inserida no calendário de imunização. Segundo a chefe da VIGEP, Márcia Pallone, um simpósio sobre o HPV, foi realizado ontem na capital para definir as diretrizes da campanha no Estado. “Será uma campanha diferenciada, porque o público alvo não freqüenta as unidades de Saúde. Para atingir a meta, vamos reforçar as orientações e buscar parcerias com a Secretaria de Educação, Conselho da Mulher e Pastorais, no apoio da divulgação e importância da vacina. Isso será imprescindível para a prevenção do câncer do colo de útero e futuramente constatarmos a redução da doença”, disse Márcia.
De acordo com o Ministério da Saúde, em todo o Brasil a meta é vacinar 80% do público-alvo, composto por 5,2 milhões de meninas. Só no estado de São Paulo, mais de 2 milhões de doses serão disponibilizadas. O vírus HPV é uma das principais causas de ocorrência do câncer do colo de útero. Em São Carlos, para receber a dose da vacina, basta a adolescente procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) ou Unidade de Saúde da Família (USF), apresentar o cartão de vacinação ou documento de identificação. Cada adolescente deverá tomar três doses para completar a proteção, sendo que a segunda, seis meses depois, e a terceira, cinco anos após a primeira dose.
A vacina contra HPV tem eficácia comprovada para proteger as mulheres que ainda não iniciaram a vida sexual. Segundo o MS, a vacina é utilizada como estratégia de saúde pública em 51 países, por meio de programas nacionais de imunização. Estimativas indicam que, até 2013, foram distribuídas cerca de 175 milhões de doses da vacina em todo o mundo. A sua segurança é reforçada pelo Conselho Consultivo Global sobre Segurança de Vacinas da Organização Mundial de Saúde (OMS).
Sobre o HPV
O HPV é vírus transmitido pelo contato direto com pele ou mucosas infectadas por meio de relação sexual. Também pode ser transmitido da mãe para filho no momento do parto. Dados da OMS apontam que todos os anos, no mundo inteiro, 500 mil mulheres são diagnosticadas com a doença. No Brasil, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), são estimados para este ano, 15.590 novos casos.
(27/02/2014)
Compartilhe essa informação |