CIDADANIA VAI CONVOCAR SEGUNDA REUNIÃO PARA DEBATER CRESCIMENTO DO NÚMERO DE PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA
CIDADANIA VAI CONVOCAR SEGUNDA REUNIÃO PARA DEBATER CRESCIMENTO DO NÚMERO DE PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA PDF Imprimir E-mail

altNo dia17, a secretária de Cidadania e Assistência Social, Wiviane Tiberti, convocou a primeira reunião com vários setores da sociedade, para definir um Plano de Ação visando o enfrentamento ao crescimento da população em situação de rua. A idéia da secretária é realizar o próximo encontro ainda esta semana.

A secretaria de Cidadania e Assistência Social, num primeiro momento, chamou para o debate, a Polícia Militar, Defensoria Pública, Guarda Municipal, Secretarias de Habitação, Saúde, Síndicos do Mercado Municipal, entidades, Igrejas, Albergue Noturno, Centro POP, Câmara Municipal e ACISC – Associação Comercial e Industrial de São Carlos.

 

Durante a primeira reunião foi debatido o papel de cada setor dentro do tema abordado. “O secretário de Saúde, Ricardo Innecco Castro, discutiu o fluxo de atendimento para aqueles que fazem uso de álcool ou droga. Lauanna Campagnolli, da Habitação, abordou a questão das invasões de casas e terrenos, que tem se tornado rotina em várias cidades da região. As entidades representadas no encontro, falaram  das dificuldades financeiras e da impossibilidade do aumento no número de atendidos dentro do quadro atual. Os representantes do comércio mostraram os problemas gerados pelos moradores de rua, destacando a importância de uma força tarefa para pelo menos amenizar o problema. Da Defensoria Pública, por intermédio do Defensor Danilo Mendes, partiu o alerta em relação aos direitos das pessoas em situação de rua, estando portanto, respaldados por uma política pública nacional. Na verdade, foram muitos assuntos colocados em pauta e esperamos evoluir com propostas e programas de apoio neste segundo encontro”, afirmou Wiviane Tiberti.

 

A elaboração de um plano de ação conjunta, composto por campanha de conscientização e orientação de munícipes e moradores em situação de rua, e incentivo na procura pelos centros especializados em atendimento, são questões a ser implantadas nos próximos dias. “É necessário deixar claro que conscientizar é necessário. A população não deve dar dinheiro e os comerciantes não devem fornecer alimentos. É mais importante orientar as pessoas em situação de rua, a procurar os nossos equipamentos de atendimento, como o Centro POP, onde o morador pode passar o dia, com café da manhã, almoço, lanche da tarde, local para lavar roupas e cuidar da higiene pessoal, além do atendimento que é realizado por técnicos. Temos também o Albergue Noturno, onde a pessoa pode jantar, tomar banho, pernoitar e tomar café da manhã. Tudo isso, sem contar o serviço de abordagem de rua, que visa justamente o encaminhamento e a busca ativa dos moradores”, afirma a secretária.

 

Realidade

Quantificar o número de moradores de rua nas cidades é um problema sério, recorrente em todo o país e, segundo Wiviane, São Carlos é centro que chama a atenção em função das oportunidades oferecidas da renda per capita alta. “Isso acaba atraindo os moradores de rua, que buscam  em nossa cidade, atendimento social, espaço e, principalmente, facilidades para o deslocamento para outras cidades”, disse ela.

 

Para a segunda reunião também serão convidados o Delegado Seccional, os Secretários de Governo, Planejamento e Procuradoria Geral. Entidades CONSEG e COMAD também serão convidados, já que o tema envolve não só vários setores da administração pública, como também entidades, judiciário, segurança pública e a sociedade como um todo. A partir deste segundo encontro, segundo Wiviane, cidades da região também deverão ser convidadas para discutir a questão, presente no dia-a-dia das suas comunidades.

 

(24/02/2014)



Compartilhe essa informação
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos