SECRETARIA DE SAÚDE SE PREPARA PARA IMPLANTAÇÃO DA CROSS. |
Como parte do processo de implantação da Santa Casa Estruturante, o diretor do Departamento de Regulação, Controle e Avaliação (DRCA) da Secretaria Municipal de Saúde, Wander Roberto Boneli, juntamente com a Chefe da Divisão de Auditoria, Conceição Justa Uchoa e a Chefe de Divisão de Regulação, Rosana Trigo Moreira, participaram nesta semana, da apresentação “Marco Zero” de implantação do serviço no Município de São Carlos. O evento aconteceu na Central de Regulação e Oferta de Serviço de Saúde (CROSS), na capital.
O trabalho faz parte da adequação às exigências de implantação do Programa Santa Casa Sustentável, que tem a Santa Casa de Misericórdia de São Carlos como Hospital Estruturante. A proposta é que todos os serviços oferecidos sejam regulados pelo sistema CROSS, que é ferramenta de gestão do sistema de saúde pública, que une as ações voltadas para a regulação do acesso na área hospitalar e ambulatorial.
Segundo o diretor do DRCA, a implantação do serviço possibilitará um monitoramento integrado e em tempo real. “É muito importante a implantação da CROSS para oferecermos um serviço integrado. Isso vai permitir que a Santa Casa, Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria de Saúde do Estado e Departamento Regional de Saúde, tenham toda a visibilidade e controle do Hospital Estruturante em tempo real, que vai desde a internação, realização de cirurgias e procedimentos”, disse Wander.
Conquista do prefeito Paulo Altomani, com apoio do deputado estadual Roberto Massafera e do presidente do CEPAM, Lobbe Neto, o programa Hospital Estruturante do Governo do Estado, possibilita que a Santa Casa de São Carlos tenha um aumento de repasse da ordem de R$ 1,2 milhão por mês, oferecendo aumento de leitos de UTI e inclusão de procedimentos cirúrgicos de alta e média complexidade.
Durante o encontro, um cronograma de implantação e adequação a CROSS foi estabelecido e prevê atividades até o dia 14 de março. Também participaram da reunião, representantes da Santa Casa de misericórdia de São Carlos e do Departamento Regional de Saúde de Araraquara (DRS III).
(13/02/2014)
Compartilhe essa informação |