COMSEG REALIZA REUNIÃO NO PAÇO MUNICIPAL |
Na tarde desta quarta-feira (12), foi realizada no Paço Municipal, a primeira reunião do COMSEG (Conselho Municipal de Segurança), conduzida pelo secretário municipal de Governo, Júlio Soldado, que esteve acompanhado pelo secretário Celso Higashi (Transporte e Trânsito), Jorge Negretto e Clodomir Mendes, da Guarda Municipal, Pedro Caballero, Defesa Civil e pelos vereadores Aparecido Donizetti Penha e Laíde das Graças Simões, além dos membros do conselho. A reunião teve como objetivo principal a definição de estratégias e planos de ação com o objetivo de envolver os setores da sociedade na busca de soluções viáveis e rápidas para os problemas de segurança que afetam o município de São Carlos. Durante a reunião foram debatidos temas que envolvem a segurança pública do município, como prostituição da zona central, moradores de rua, pontos de tráfico de entorpecentes e uma possível volta do sistema 190 para o atendimento em São Carlos. De acordo com o secretario municipal de Governo, Julio Soldado, o encontro ocorreu por solicitação do prefeito Paulo Altomani. “O prefeito pediu que reuníssemos todos os membros do Conselho Municipal de Segurança para desenvolver alguns assuntos referentes à cidade. Tivemos algumas definições e em 15 dias a secretária de Cidadania e Assistência Social vai identificar todos os moradores de rua, para que a gente possa, em uma próxima reunião, esclarecer os pontos que devemos agir. Precisamos saber quem é daqui e quais são oriundos de cidades vizinhas, para poder elaborar um plano de trabalho e providenciar o melhor destino para cada um. Esse é um dos primeiros passos e vamos envolver toda a sociedade, órgãos de segurança e órgãos judiciais, como Ministério Público. Vamos fazer tudo dentro da legalidade para que a gente possa realmente chegar a um consenso de tirá-los da rua”, afirmou o secretário.
Julio Soldado ainda explicou que a prostituição também vai receber atenção. “Sobre a questão da praça do mercado, envolvendo a prostituição, nós vamos colocar a secretaria de Saúde fazendo uma campanha para divulgação de todas as doenças sexualmente transmissíveis. Para que a gente possa esclarecer as dúvidas dessas pessoas e quem sabe, conseguir a diminuição da procura naquele ponto, que essas pessoas possam encontrar um trabalho diferenciado.”, explicou o secretário.
Também foi feita uma solicitação referente a volta do sistema 190 para São Carlos. “Vamos solicitar junto ao governo do Estado e a secretaria de Segurança Pública uma Central Única de Atendimento onde colocaríamos juntas as Polícias Militar e Civil, a Guarda Municipal, o SAMU, o Corpo de Bombeiros e demais órgãos. Isso é feito em São Caetano do Sul, vamos tentar fazer uma visita com o prefeito Paulo Altomani para conhecermos. É um órgão do governo do estado e nós queremos implantar isso na cidade de São Carlos e unificar todo o sistema.”, destaca o secretário.
De acordo com Valmir Pereira dos Santos, representante da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), Subsecção de São Carlos, “A OAB pode contribuir na parte de legislação, na parte legal de abordagem dos problemas e levar isso até o judiciário de uma forma que não fira os princípios da dignidade humana”.
Para o Capitão Valdemir Dias da Polícia Militar o encontro foi muito válido. “Nós tivemos a presença de representantes de vários setores e no transcorrer do ano ocorrerão outras reuniões e gradativamente vamos unir forças e colher bons frutos”.
Segundo Geraldo Souza Filho, delegado assistente da Delegacia Seccional, a Policia Civil está sempre pronta para colaborar com qualquer iniciativa que a prefeitura tomar na área de segurança pública.
Para o vereador Aparecido Donizetti Penha a centralização vai trazer uma segurança pública melhor. “Eu tenho pregado como policial também, desde o inicio do nosso mandato a união de forças na nossa cidade. Nós temos segmentos da segurança pública trabalhando individualmente e isso, eu acredito, que operacionalmente não funcionará, mas a partir dessa reunião eu fiquei bastante contente, no sentido de centralizar e unir todas as forças de segurança”, disse ele.
Também estiveram presentes: Francisco Porto Filho, representando a secretária de Habitação e Desenvolvimento Urbano, Lauanna Campagnolli, Roberto, representando a secretária de Cidadania e Assistência Social, Samuel Fernandes, representando a secretaria municipal de Obras Públicas, Capitão Valdemir Dias e Tenente Renato Gonzalez, representantes da Polícia Militar, Reginaldo Aparecido Malimpensa, da Polícia Civil, Geraldo Souza Filho, assistente da Delegacia Seccional, Valmir Pereira dos Santos, representando a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), Subsecção de São Carlos. A próxima reunião ficou marcada para o dia 12 de março.
(12/10/2014)
Compartilhe essa informação |