SAÚDE DIZ QUE 40% DOS PACIENTES NÃO COMPARECEM PARA REALIZAR CONSULTAS E EXAMES MÉDICOS |
Durante a última reunião realizada do Conselho Municipal de Saúde, o tempo de espera para a realização de uma consulta, ou exame, na rede de saúde, foi um dos itens abordados pelos participantes. Um levantamento da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) indica, que o número de pacientes que não comparecem e não desmarcam as consultas agendadas, fica em torno de 40%. Essa atitude colabora para aumentar o tempo de espera em algumas especialidades.
Segundo dados da Divisão de Regulação da Secretaria Municipal de Saúde, de todas as consultas de Oftalmologia marcadas em dezembro, 40% dos pacientes não compareceram na data marcada. O diretor do Departamento de Regulação, Controle e Avaliação (DRCA), Wander Bonelli, salienta que ainda no mesmo mês, 1.728 exames de Raio X foram agendados no Hospital Escola, sendo que 31,4% dos pacientes não compareceram para realizar o exame. No caso de Ultrassonografia a ausência foi ainda maior, ficando ficou em torno dos 46,5%. No Eletroencefolograma, ausências calculadas em 42,3%.
O problema se repete em exames oferecidos pelo município, realizados na Santa Casa de Misericórdia. No caso de Mamografia, 1.107 exames foram agendados, mas apenas 836 pacientes compareceram, gerando um absentismo de 32,4%. A falta constatada nos exames de Ressonância Magnética ficou em torno de 44,5%, e em outros casos, como na Tomografia, a ausência dos pacientes para realização do exame chega à 55,2%.
A chefe da Divisão de Regulação da Secretaria Municipal de Saúde, Rosana Trigo Moreira, explicou que todas as consultas agendadas nas Unidades de Saúde, são encaminhadas para a divisão de Regulação e cadastradas através do computador no SISREG (Sistema Nacional de Regulação). “Nós disponibilizamos um número de consultas e exames por mês, que às vezes não chega a ser preenchido pelos médicos. O grande problema são os pacientes que desistem das consultas e exames e não comunicam, abrindo espaço para outras pessoas que precisam do exame médico. Isso impede o reagendamento e colabora para o aumento do tempo de espera”. disse Rosana.
Assim como o agendamento para uma consulta ou exame, a desistência deve ser comunicada com antecedência para a Unidade de Saúde, que repassa a desistência para a Divisão de Regulação, responsável para dar a seqüência nos agendamentos do SISREG.
Segundo o secretário de Saúde, Ricardo Innecco Castro, a cidade vai investir em mais tecnologia e conscientização. “A ausência nas consultas e exames, é para ficar em torno de 20%, índice considerado aceitável. Por isso, vamos investir em mais tecnologia e informatização. O paciente será informado, por exemplo, por um celular, sobre o dia da consulta e questionado se ainda tem necessidade do atendimento. Nossa intenção também é fazer uma campanha intensiva sobre os direitos e deveres da população, em relação aos serviços oferecidos na rede de saúde e em todo Sistema Único de Saúde (SUS).” afirmou o secretário de Saúde, que também pediu compreensão e responsabilidade no cumprimento dos agendamentos.
(06/02/2014)
Compartilhe essa informação |