SECRETARIA ESTADUAL DE SAÚDE OFERECE DEZ NOVOS LEITOS DE UTI PARA A SANTA CASA PDF Imprimir E-mail
O secretário do Estado da Saúde em exercício, Wilson Pollara anunciou nesta terça-feira (28), durante nova reunião para inclusão da Santa Casa como Hospital Estruturante, na sede da Secretaria Estadual da Saúde, em São Paulo, a disponibilidade do estado em custear a construção de mais 10 leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) para a Santa Casa de São Carlos.
 
Durante a reunião o secretário Pollara citou o desejo do governador Geraldo Alckmin em disponibilizar novos leitos para São Carlos. Participaram do encontro a chefe de gabinete da Secretaria Municipal de São Carlos, Luciana Caldeira, o diretor de Regulação, Controle e Avaliação da Secretaria Municipal de Saúde, Wander Roberto Boneli, a diretora do Departamento Regional de Saúde (DRS III) de Araraquara, Maria Teresa Luz Eid, o diretor superintendente da Santa Casa, Gilberto Brina, o diretor técnico da Santa Casa, Afonso Pannacci e o gerente hospitalar da Santa Casa, Edson Eduardo Pramparo.
 
Segundo Gilberto Brina, hoje a Santa Casa possui 10 leitos de UTI e ganhará outros 10 com a implantação da Rede de Urgência e Emergência. Consolidando o programa do Estado e efetivando a instituição como Hospital Estruturante, o governador disponibilizou o custeio para a construção de 10 novos leitos de UTI. “Ficamos surpresos e muito satisfeitos com a notícia da possibilidade de implantação de novas UTI´s para a Santa Casa. São situações que o governo do Estado está proporcionando para São Carlos em função do grande trabalho do prefeito Paulo Altomani. Ele tem atuado junto ao governador Geraldo Alckmin e a secretaria de Saúde estadual de forma incessante, objetivando melhor atendimento para a população. Vamos nos reunir com os diretores da Santa Casa para buscar alternativas de receber esse novo incremento”, disse a chefe de gabinete da Secretaria de Saúde, Luciana Caldeira.
 
Para efetivar o recurso e determinar a construção dos novos leitos, a Santa Casa deve encaminhar de forma rápida um projeto nesse sentido. “É necessário levar o assunto à diretoria da Santa Casa. Se todos estiverem de acordo vamos preparar esse projeto rapidamente para obter os recursos e reforçar o número de leitos de UTI em São Carlos”, disse o superintendente da Santa Casa, Gilberto Brina.
 
Conquista do prefeito Paulo Altomani, com apoio do deputado estadual Roberto Massafera e do presidente do CEPAM, Lobbe Neto, o programa Hospital Estruturante do Governo do Estado, possibilita que a Santa Casa tenha um aumento de repasse da ordem de R$ 1,2 milhão por mês. As santas casas e hospitais filantrópicos respondem por metade dos atendimentos realizados aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), em todo o Estado. A mudança possibilita a inclusão de procedimentos de alta e média complexidade, como cirurgias cardíacas, neurocirurgias, cirurgias ortopédicas de alta complexidade e oncologia, não só para São Carlos, mas para toda a região.
 
Para o diretor de Regulação, Controle e Avaliação da Secretaria Municipal de Saúde, Wander Roberto Boneli, a aceitação da  Santa Casa para a construção das novas UTI´s, será fundamental para suprir uma necessidade. “Um dos grandes problemas que enfrentamos hoje é a falta de leitos na UTI. Se a Santa Casa aceitar a construção dos leitos oferecidos pelo Estado, com certeza teremos condições de atender a região com toda a qualidade necessária”, finalizou Wander.
 
(28/01/2014)


Compartilhe essa informação
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos