PREFEITURA INSTALA E TESTA ESTAÇÕES CLIMATOLÓGICAS EM DIFERENTES PONTOS DE SÃO CARLOS PDF Imprimir E-mail

altA prefeitura, por meio da secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia e Coordenadoria de Meio Ambiente de São Carlos (SMDSCT / CMA), instalou esta semana duas estações climatológicas profissionais, da marca Oregon Scientific, no Museu da Ciência “Prof. Mario Tolentino” e no Centro de Divulgação Científica e Cultural (CDCC) da USP.

 

Equipadas com sensores sem fio, alimentados por células solares, as estações possuem capacidade para coleta de precipitação pluviométrica, temperatura interna e externa, umidade relativa do ar (máxima e mínima), anemômetro (velocidade e direção do vento), temperatura aparente do vento (sensação térmica) e pressão barométrica (absoluta e com a variação nas últimas 24 horas).

 

Segundo o secretário da SMDSCT / CMA, José Galizia Tundisi, as informações fornecidas pelas estações terão duas finalidades, uma do ponto de vista científico, tecnológico e outra educacional.  “Além de funcionar como um sistema de observação e controle do clima de São Carlos, o equipamento terá uma importante função educativa, apresentando resultados on-line para os professores, alunos e para toda a população”, explicou.

 

A escolha dos locais de instalação fortalece o papel educativo das estações. O Museu da Ciência tem um intenso fluxo de visitantes crianças de toda a região e o CDCC, segundo o secretário, é uma organização tradicional na cidade, já consolidada em seu propósito de levar ciência à população estudantil.

 

Para Paulo Roberto Milanez, Coordenador do Museu da Ciência, com a instalação da estação, o Museu, que é coordenado pela SMDSCT / CMA e pela Secretaria de Educação, cumpre perfeitamente seu papel de divulgar a tecnologia e colocar à disposição importantes informações. “Tanto os alunos como os visitantes, de forma geral, poderão acompanhar e aprender um pouco sobre os itens apresentados pela estação, assim como a importância dos dados para a previsão do tempo”, comentou.

 

O diretor do CDCC, Valter Líbero, destacou que a instalação da estação climatológica nas dependências do Centro, possibilitará que se explore mais o tema “clima” junto aos grupos escolares. A estação foi colocada em lugar bem visível para toda a população, no telhado de um dos edifícios do CDCC, na Rua 9 de julho. “Nunca tivemos uma estação climatológica e agradecemos a iniciativa da Prefeitura Municipal, por meio da SMDSCT / CMA, em particular ao secretário Tundisi, pela escolha do CDCC como um dos pontos de instalação da estação”, afirmou Valter.

 

Tundisi lembrou que hoje há poucas informações contínuas sobre o clima da cidade e que após o período de testes dos equipamentos já adquiridos, a secretaria pretende ampliar os pontos de coleta de dados com a instalação de novas estações. “São equipamentos confiáveis, fáceis de manipular e que oferecem dados em tempo real. Queremos aumentar o número de estações na cidade e diversificar os serviços que elas oferecem, acrescentando a medição da poluição do ar, por exemplo”.

 

As estações climatológicas já estão em funcionamento, porém em fase de teste. O setor de informática do CDCC inseriu os dados coletados pelo equipamento na internet, que podem ser  acessados no endereço www.cdcc.usp.br/clima.

 

(20/12/2013)