OBRAS DA PRAÇA ITÁLIA SERÃO RETOMADAS NO ANO QUE VEM PDF Imprimir E-mail

O prefeito Paulo Altomani, juntamente com o secretário municipal Julio Cesar Pereira de Souza (Planejamento e Gestão), e o chefe da Divisão de Projetos, da Secretaria Municipal de Obras Públicas, Fernando Almeida, estiveram reunidos nesta quarta-feira (18), na sede do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte), em Brasília, com o coordenador-geral de Obras Ferroviárias, Marcelo Chagas, o analista de projetos da Diretoria de Infraestrutura Ferroviária (DFI), Jailson Oliveira, e os fiscais de convênios, Diógenes Carvalho e Tiago P. Lopes. O encontro foi para discutir a retomada das obras de execução de viaduto para transposição da via férrea, na Praça Itália.

 

Também estiveram presentes, o diretor da Rual Engenharia, Claudio Alecio Guaraná, empresa vencedora da licitação, o engenheiro Pedro Zacarin, projetista da obra, e a gerente de Relações Institucionais e Patrimônio da ALL (América Latina Logística), Giana Custódio.

 

Dividida em duas etapas (drenagem e construção do viaduto), a obra encontra-se paralisada desde dezembro de 2012, devido a uma série de questões que obstruíram a execução do projeto inicial. Entre eles, a necessidade da ALL autorizar a intervenção junto à linha ferrea, durante a execução da obra. “O grande problema que encontramos na realização dessa obra, foi a falta de autorização da ALL”, afirmou Guaraná.

 

Para Zacarin, autor do projeto, se a empreiteira tivesse seguido o método de execução inicial, normalmente, a obra teria acontecido. “Já realizamos este tipo de obra em várias cidades e sempre deu certo. Nunca tivemos nenhum problema”, disse ele.

 

Depois de algumas horas de discussão, ficou definido que a empresa Rual deverá retomar as obras, a partir do ano que vem. “Com as presenças do empreiteiro e do projetista, nós chegamos ao consenso de que as obras da Praça Itália deverão ser retomadas”, disse Altomani. “Como prefeito e engenheiro de segurança do trabalho, tenho que me preocupar com a segurança, não só dos funcionários que irão executar as obras, como também de toda a população de São Carlos”, completou o prefeito.

 

Durante a reunião, foi definido um cronograma de metas. O primeiro é o pedido de aditamento do convênio entre a Prefeitura de São Carlos e o DNIT. “Vamos solicitar junto ao DNIT o aditamento do prazo deste convênio, para a sequência e conclusão desta obra”, disse o secretário municipal de Planejamento e Gestão, Julio Cesar Pereira de Souza.

 

Além do aditamento do convênio, a gerente da ALL solicitou que a empresa envie a cronologia, informando o plano de trabalho, para a execução do viaduto. “Como a obra requer a paralisação temporária da via férrea, é importante que analisemos o plano que será executado, pois esse ponto é o corredor de maior fluxo de trens, que fazem manobras em cima do viaduto”, relatou.

 

Ficou definido também, que a ALL deverá apresentar os descritivos dos procedimentos de segurança para a execução das obras, além de efetuar a reabertura do processo de aprovação do método construtivo licitado.

 

No início do ano que vem, uma comissão do DNIT deverá estar realizando uma visita técnica na cidade de São Carlos, para marcar o reinicio das obras na Praça Itália. “Estou muito feliz, pois chegamos a um consenso. A população de São Carlos será favorecida com esta grande benfeitoria”, finalizou o prefeito. 

 

(19/12/2013)