SECRETÁRIO SANGALETTI VISITA PROJETO DE CICLISMO PDF Imprimir E-mail

Nesta quinta-feira (11), o secretário municipal de Esportes e Lazer, Marcelo Sangaletti, esteve na UFScar (Universidade Federal de São Carlos), para conhecer o projeto Pedal Consciente e a Escola de Ciclismo de Base, da Associação de Ciclismo Sãocarlense.

 

O projeto, que atende crianças e adolescentes de 12 a 14 anos de idade, conta durante o ano com cerca de 120 crianças e adolescentes de escolas públicas e estaduais do município, tendo como objetivo principal incentivar a prática esportiva e viabilizar informações e conhecimentos.

 

Na ocasião, o secretário conheceu a metodologia de ensino dentro e fora da sala de aula e conversou com o presidente da associação, Christian Reis, Kiko, e o coordenador do projeto, Mateus Manzini. “Fico muito satisfeito em ver os projetos sociais pela cidade. Esse do ciclismo é excelente, é um trabalho sério e completo, porque além da prática esportiva é ensinada a teoria do esporte. Junto com o prefeito Paulo Altomani, vamos apoiar o projeto e torcer muito para que continue trabalhando e formando as nossas crianças”, afirmou o secretário.

 

Segundo o coordenador da Associação de Ciclismo, todos os meses são feitas visitas nas escolas para apresentar o projeto para crianças e adolescente. “Os alunos que se interessam pelo projeto se inscrevem e 15 deles são selecionadas para participar. Temos muitos casos de crianças que se inscrevem todo o ano ou indicam colegas e parentes a se escreverem”, ressaltou Manzini.

 

As aulas acontecem durante quatro semanas, divididas em quatro módulos. Na primeira semana o conteúdo é sobre o meio ambiente e pedal na terra; na segunda semana, mobilidade urbana e segurança no trânsito; na terceira mecânica, peças da bicicleta e ciclismo e na quarta semana ciclismo para a saúde e escolinha de ciclismo. Vale ressaltar que todas as aulas são ministradas por professores de educação física e de outras disciplinas correspondentes ao conteúdo. “Temos todo um planejamento. Disponibilizamos aos alunos materiais didáticos e professores qualificados. É importante que os alunos tenham a base de todo o universo ciclístico, e tudo isso começa na sala de aula”, comentou o coordenador.

 

Quanto às aulas práticas, os alunos recebem todo o equipamento necessário para a prática esportiva:  bicicleta, capacete, luvas e roupas adequadas para o esporte. “Todos os equipamentos, inclusive as bikes, são doações que recebemos ao longo de três anos de projeto. Esse apoio é muito importante para continuarmos. A ideia é que cresça cada vez mais e possamos atender mais crianças e adolescentes, que poderão vir a ser atletas do ciclismo brasileiro”, enalteceu Manzini.

 

Participante do projeto há dois anos, a atleta Ingrid Figueiredo já conta com um histórico de vitórias. A jovem atleta da Associação Sãocarlense já conquistou títulos em competições como a Volta do Futuro, Brasileiro de Contra Relógio e ficou entre os primeiros colocados no Paulista de Ciclismo. “Estou no projeto há dois anos e pretendo continuar. Encontrei no ciclismo o amor pelo esporte. Espero competir mais e conquistar títulos por todo o país”, afirmou a jovem atleta.

 

O projeto conta com a parceira do Departamento de Educação Física da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e Prefeitura Municipal de São Carlos, através da Secretaria Municipal de Esportes.

 

(12/12/2013)

 

 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos