TUNDISI PARTICIPA DE LANÇAMENTO DE PROGRAMA DE GESTÃO SOCIOAMBIENTAL, NA USP |
O Secretário Municipal de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia e Coordenador de Meio Ambiente de São Carlos (SMDSCT / CMA), José Galizia Tundisi, participa do lançamento do Programa ICMC/USP de Gestão Socioambiental, na próxima sexta-feira (13), no Auditório Fernão Stella de Rodrigues Germano, campus I USP São Carlos.
Com o objetivo de integrar as ações socioambientais do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) e alinhá-las às iniciativas realizadas pela comunidade e pela prefeitura, o lançamento terá ainda a presença do Superintendente de Gestão Ambiental da USP, Welington Braz Carvalho Delitti e do diretor do ICMC-USP e Presidente do Conselho Gestor do Campus USP São Carlos, José Carlos Maldonado.
Na programação, estão apresentações dos Grupos de Trabalho do ICMC, com temas como Brigada de Arboristas, USP-Recicla, Subcomissão de Sustentabilidade Ambiental e Desenvolvimento Sustentável, Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Museu da Fauna e Flora. Ação socioambiental de destaque do Instituto, a formação da primeira Brigada de Arboristas deverá ser implantada em todos os campis da USP.
Para Maldonado, é importante que o conhecimento, as tecnologias e as experiências desenvolvidos na universidade sejam compartilhados com a cidade e a região. “Desejável ainda que essas iniciativas sejam identificadas, estimuladas e desenvolvidas conjuntamente com a comunidade”, ressaltou. O Programa de Gestão Socioambiental do ICMC está alinhado às iniciativas da administração central da USP, com pleno apoio da Superintendência de Gestão Ambiental (SGA). “A USP e a comunidade de São Carlos e região devem olhar conjuntamente temas como Gestão Ambiental, Cultura e Extensão, entre tantos outros temas que proporcionariam melhores soluções e encaminhamentos no relacionamento das universidades com a sociedade”.
O secretário Tundisi lembrou que programas como esse são importantes para apresentar o contexto científico à comunidade, ressaltando sua importância para a educação e qualidade de vida. “Queremos que a população reconheça a importância da ciência em suas vidas, para o desenvolvimento da cidade e geração de emprego”, explicou.
(10/12/2013) |