SAMU REALIZA TREINAMENTO PARA PROFISSIONAIS DA IMPRENSA PDF Imprimir E-mail

altO Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) realizou na manhã de quinta feira (5), um treinamento de Avaliação do Local de Acidente e Suporte Básico de Vida (BLS), voltado para profissionais de órgãos de imprensa. A iniciativa teve o objetivo de alertar os profissionais dos meios de comunicação, sobre os riscos que eles estão expostos durante uma cobertura jornalística, que envolve atendimento de urgência e também como reconhecer a gravidade da vítima.

 

O treinamento contou com uma equipe do SAMU e a presença de profissionais de diversos tipos de mídia. Durante a apresentação, que foi realizada no auditório Bento Prado Júnior, no Paço Municipal, o enfermeiro Cleber Dutra, exibiu um filme de situações de riscos em diversos tipos de acidentes e enumerou os três passos de avaliação da cena do acidente, que consiste em analisar a situação atual do acidente, o que pode ocorrer em potencialidade de riscos e, por último, como controlar a situação solicitando apoio adequado, como SAMU, Bombeiros, Polícia ou Defesa Civil.

 

A chefe da Divisão de Atenção Pré-Hospitalar Móvel, da Secretaria Municipal de Saúde, Élen dos Santos Alves, citou a importância do treinamento. “Em um acidente, nós profissionais do SAMU, somos condicionados a focar no paciente e estar, ao mesmo tempo, em alerta com o que está acontecendo ao redor. A intenção deste encontro é justamente isso, oferecer para os jornalistas, que são parceiros do nosso dia a dia, um alerta dos riscos físicos e químicos que eles estão expostos. Muitas vezes no anseio de uma melhor foto ou matéria, eles acabam se expondo a esses riscos desnecessários.”, disse Élen.

 

Os convidados também participaram do treinamento de Suporte Básico de Vida (BLS) para leigos.  O procedimento tem como objetivo, reconhecer situações de emergências cardíacas, como paradas cardiorrespiratórias e realizar manobras de ressuscitação cardiopulmonar. “As doenças do sistema circulatório são as que mais causam morte no Brasil. Como ocorrem com muita frequência, é importante que estes profissionais, que muitas vezes chegam no local de atendimento antes que o SAMU, saibam reconhecer a situação e como funciona o atendimento precoce. Isso garante sobrevida do paciente até a nossa chegada”, salientou a técnica de enfermagem do SAMU que ministrou o treinamento, Eliza Flori.

 

(05/12/2013)

 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos