CAMPANHA DE COMBATE A HANSENÍASE COMEÇA NESTA SEGUNDA PDF Imprimir E-mail

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através do Centro Médico de Especialidades (CEME), em parceria com o Ministério da Saúde e apoio da UFSCar e UNICEP, realiza nesta segunda- feira (21), uma semana de campanha sobre a Hanseníase.

 

A campanha acontece em todas as unidades de saúde e contará com a distribuição de folhetos, abordagem da população na busca de casos suspeitos e também com testes de sensibilidade nas manchas de pele, com o encaminhamento para profissionais especializados.

 

A enfermeira do Centro de Especialidades, Isabella Gerin de Oliveira, uma das coordenadoras da campanha, falou da importância da divulgação da doença. “Um dos sintomas da Hanseníase, são as manchas dormentes pelo corpo. Como não doi, a pessoa que tem a doença não procura atendimento. A Hanseníase tem cura e, se cuidada precocemente, não deixa sequelas”, comentou Isabella.

 

Atualmente, o Programa de Hanseníase de São Carlos acompanha três casos multibacilares. Outro intuito da ação é constatar se há baixa incidência de casos no município, ou se esses casos estão subnotificados.

 

Desde o início do mês, 30 profissionais da rede de saúde, 20 alunos do curso de medicina da UFSCar e 60 estagiários do curso de enfermagem do Centro Universitário Paulista (UNICEP), passam por um curso de capacitação. Foram abordados sintomas, sinais e diagnóstico da Hanseníase.

 

SOBRE A DOENÇA

 

A hanseníase é uma doença infecto-contagiosa que representa um importante problema de saúde pública no Brasil. A doença tem cura e seus sintomas são manchas dormentes pelo corpo, placas, caroços, inchaço, fraqueza muscular e dores nas articulações lesões na pele e nos nervos periféricos, principalmente nos olhos, mãos e pés.

 

(18/10/2013)

 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos