CIDADANIA PREPARA "SEMANA DA DIVERSIDADE SEXUAL" PDF Imprimir E-mail

A Secretaria de Cidadania e Assistência Social, por meio da Divisão de Políticas para a Diversidade Sexual, com a participação da Secretaria de Educação, Secretaria de Saúde, Coordenadoria de Artes e Cultura, Conselho Municipal da Diversidade Sexual, empresas colaboradoras e representantes da sociedade por meio da ONG Visibilidade, lançam a proposta da “Semana da Diversidade Sexual”.

 

A proposta apresentada pela chefe de divisão da secretaria de Cidadania, Ângela Lopes, durante reunião, mostra que as ações e atividades realizadas na Semana da Diversidade Sexual, focará questões fundamentais como Saúde, Educação, Cidadania, Arte e Cultura. Segundo ela, todos são considerados direitos constitucionais primários e fundamentais, inerentes a todo e qualquer cidadão. Estes direitos, entretanto, são fortemente negligenciados à população LGBT em virtude do preconceito. Com isso, pretende discutir as deficiências no atendimento médico, especialmente de travestis e transexuais, fornecendo capacitação para atendentes, médicos e demais profissionais da área, fortalecer o vinculo educacional impedindo a evasão escolar, muito freqüente entre essa população, fornecendo ferramentas para que professores e educadores tenham condições de lidar com a diversidade, promovendo a inclusão e a convivência pacífica e harmoniosa em sala de aula.

 

Fortalecendo as redes de atendimento e assistência social, a Semana da Diversidade promoverá debates, palestras, encontros de autoridades e discussões. Promoverá também resgate da memória cultural e histórica dessa população, por meio de exposições fotográficas, shows e concursos. Neste contexto cultural, a Semana da Diversidade Sexual promoverá o Concurso Miss Gay, que teve início em 1977,na cidade de Juiz de Fora, Minas Gerais.Na época, a Escola de Samba Juventude Imperialpassava por dificuldades e, para ajudar a agremiação, decidiu-se fazer uma festa ao estilo concurso de Miss. Foi a partir daí que o evento tornou-se oficial e passou a acontecer todos os anos em nível nacional.

 

De acordo com a Secretaria Wiviane Tiberti, a proposta apresentada é inédita e de extrema importância, pois trata-se da única maneira de desconstruir o preconceito e minimizar a violência que a população LGBT sofre. “É promover e incentivar por meio de atividades e ações o convívio com toda a sociedade, discutindo direitos, necessidades e apresentando demandas de forma objetiva, focada e organizada”, disse ela.

 

A Semana da Diversidade Sexual, acontece de 18 à 23 de novembro. Todos os eventos e atividades serão gratuitas e a participação da sociedade é fundamental para o fortalecimento de uma comunidade tolerante, justa e democrática. A programação completa será divulgada na primeira semana de novembro.    

 

(16/10/2013)

 

 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos