FUNCIONÁRIOS DA SAÚDE PARTICIPAM DE PALESTRA SOBRE RAIVA BOVINA PDF Imprimir E-mail

altCom iniciativa da Secretária Municipal de Agricultura e Abastecimento (SMAA), foi realizada na tarde desta quinta-feira (03), no auditório do Sindicato Rural Patronal de São Carlos, uma palestra para os profissionais das Secretarias Municipal de Agricultura e de Saúde, sobre a raiva transmitida pelos herbívoros, com destaque aos bovinos.

 

A palestra foi proferida pelo médico veterinário da Secretaria de Agricultura do Estado de São Paulo, Artur Luz de Almeida Felício, que explicou a proliferação do morcego, entre os quais os hematófagos, que constituem os primeiros vetores a transmitirem o vírus da raiva. Na ocasião, o veterinário explicou quais são os abrigos dos morcegos, como é feito o trabalho de prevenção e como se deu a proliferação na região.

 

Segundo Artur Luz, São Carlos tem 13 casos de raivas bovinas, três a menos que Descalvado, que lidera o número de casos positivos na região. “O que aconteceu aqui, é um reflexo do que está acontecendo na divisa com o estado de Minas Gerais. O diagnóstico começou lá e se disseminou na região. A raiva pode ser prevenida mediante a vacinação, no entanto, os casos na região eram esporádicos e reduzidos. Isso pegou os produtores e técnicos desprevenidos e a doença conseguiu se espalhar um pouco além do esperado”.

 

A SMAA, desde o ano passado, tem um trabalho conjunto com o Estado, no controle da raiva bovina. O diretor do Departamento da Agricultura, Paulo Porto, destacou a importância desta responsabilidade compartilhada. “É muito importante a Secretaria de Agricultura do Estado, nos dar um panorama do que acontece no campo. Agora estamos integrando isso na Secretaria Municipal de Saúde, através da Vigilância Epidemiológica e da Zoonoses, para que possamos agir de uma maneira concreta”, comentou.

 

Durante a palestra, a chefe da vigilância epidemiológica, Márcia Pallone, citou a importância da integração das Secretarias para evitar que o vírus chegue aos seres humanos. “Para nós da Saúde, saber o que está acontecendo no meio rural, traz um melhor juízo em relação aos cuidados com as pessoas que tiveram contato com o animal doente. É primordial a secretaria saber se essas pessoas estão tomando os devidos cuidados”.

 

Estiveram presentes no encontro, o secretário de Agricultura e Abastecimento e vice-prefeito Cláudio Di Salvo, o chefe da divisão de Zoonoses, Arlen Cezar Pane, o diretor do Departamento de Defesa e Controle Animal, Jilverson Moraes, o chefe da Vigilância Sanitária, Marcus Petrilli, o chefe da Divisão de Vigilância e Proteção Animal, Rodrigo Nonato Petrilli, o diretor da Regulação e Controle e Avaliação da Secretaria de Saúde, Wander Roberto Boneli, a chefe de gabinete da secretaria municipal de Saúde, Luciana Bianchi Marques Caldeira, o chefe de Serviço de inspeção Municipal, Leonel Ferreira, o administrador do Parque Ecológico e biólogo, Fernando Magnani, e o presidente do Sindicato Rural, Eunizio Malaguttti. 

 

(04/10/2013)

 

 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos