SAAE INSTALA BOMBAS ANFÍBIAS NO ESPRAIADO PDF Imprimir E-mail

altO Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), iniciou o processo de instalação de três novas bombas anfíbias, no centro de captação superficial de água do Espraiado.

 

As bombas anfíbias foram fabricadas por uma empresa de São Leopoldo, no Rio Grande do Sul, e já estão no depósito do SAAE, elas vão substituir as bombas convencionais que existe no local. Cada equipamento tem capacidade de vazão de 360m³/h e a possibilidade de trabalhar submersa.

 

Segundo o presidente da autarquia, Sérgio Pepino, as novas bombas, avaliadas em 380 mil reais, vão evitar a falta de captação de água no Espraiado provocada pelas enchentes na estação das chuvas, que danificando as bombas atuais. “Só neste ano, tivemos três interrupções de captação no Espraiado devido aos alagamentos. É um problema crônico de anos. Fizemos uma pesquisa e optamos pelas bombas anfíbias, elas oferecem mais desempenho e são econômicas. Em três anos elas se pagam com a economia de energia”, explicou.

 

O Centro de Captação Superficial do Espraiado é responsável por 18% do abastecimento da cidade e retira água do Monjolinho. Toda a água é bombeada para a Estação de Tratamento de Água (ETA), na Avenida Carlos Botelho, que distribui para os reservatórios do Rui Barbosa, Vila Nery e Boa Vista.

 

Segundo o chefe de gabinete do SAAE, Acenir Magalhães, nesta primeira etapa todo o sistema elétrico do Espraiado já está sendo trocado.  As bombas serão instaladas dentro de um cronograma de 30 dias para evitar o desabastecimento. “Nossa preocupação agora é com a instalação das bombas devido ao período das chuvas, mas também estamos prevendo a construção de talhas e a reforma do prédio”, relatou.

 

(04/10/2013)

 

 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos