PROCON REALIZA FISCALIZAÇÃO EM ESTABELECIMENTOS QUE COMERCIALIZAM ALIMENTOS PDF Imprimir E-mail

O Procon de São Carlos, órgão ligado a Prefeitura Municipal,  vem realizando, desde o mês passado,  fiscalizações em diversos estabelecimentos que comercializam produtos alimentícios, como supermercados, panificadoras, bares e lanchonetes.

 

A operação, denominada “Consumo Seguro”, visa orientar os proprietários desses estabelecimentos com relação ao controle de mercadorias expostas em prateleiras e gôndolas com prazo de validade vencida.

 

Joner José Nery, diretor do Procon, explica que,  encontrando irregularidades nos estabelecimentos, o proprietário é autuado de acordo com o Código de Defesa do Consumidor. “Trata-se de uma fiscalização diferenciada. Estabelecimentos que trabalham com produtos alimentícios precisam de cuidados especiais, pois lidam com a saúde da população. O Procon está presente, fiscalizando, orientando e autuando quando necessário. É extremamente importante que os comerciantes tenham consciência de que produto vencido tem que estar fora da prateleira”, alerta Joner Nery.

 

O diretor do Procon informa também que em vários estabelecimentos fiscalizados em São Carlos, já foram encontradas irregularidades com relação ao prazo de validade dos produtos. “Infelizmente, em vários estabelecimentos que comercializam alimentos, visitados por nós, apresentam algum tipo de irregularidade. Nesse caso, como coloca a coletividade em risco, o Procon de São Carlos não está dando nenhuma tolerância para que o comerciante regularize a situação. Nós autuamos imediatamente, até porque o órgão já tem autonomia para fazer isso”, lembra.

 

O diretor do Procon deixou também um recado para os consumidores da cidade: “Eles precisam estar atentos à questão da data de validade dos produtos. Na verdade, são os maiores fiscais da comunidade. Se encontrarem irregularidades devem comunicar ao proprietário ou a gerência do estabelecimento. Se não for tomada nenhuma providência, o consumidor deve entrar em contato imediatamente com o Procon, para que possamos tomar as medidas cabíveis”, concluiu Joner.

 

(02/09/2013)

 

 

 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos