PLANO MUNICIPAL DE SANEAMENTO BÁSICO É APRESENTADO EM AUDIÊNCIA PÚBLICA PDF Imprimir E-mail

altNa tarde desta quarta-feira (28), a Prefeitura de São Carlos realizou uma audiência pública sobre Plano Municipal de Saneamento Básico no auditório do CIESP. A mesa do evento foi composta pelo prefeito Paulo Altomani, o presidente SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto), Sérgio Pepino, o presidente da Câmara, Marquinho Amaral, os secretários de Governo, Júlio Soldado e de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia, José Galizia Tundisi, do procurador geral do município, Waldomiro Bueno de Oliveira e o representante da empresa Engenharia Sanitária Ambiental – E.S.A., responsável pela elaboração do Plano, Benedito dos Santos Rodrigues.

 

Durante sua apresentação, Rodrigues destacou os principais pontos sobre as disciplinas de água e esgoto na cidade de São Carlos. O estudo foi feito para os próximos 30 anos, prevendo o aumento e a distribuição populacional durante o período.

 

Com relação à produção e distribuição de água, os principais pontos a serem corrigidos são as interligações entre os centros produtores, a redução nas perdas e a implementação de novas redes e ligações em função do crescimento urbano, principalmente na região norte da cidade. Os investimentos nessa área devem girar em torno de R$ 120 milhões.

 

Já com relação às redes de esgoto, a projeção de investimentos, segundo o projeto apresentado, deve girar em torno de R$ 140 milhões e prevê a ampliação da capacidade da Estação de Tratamento de Esgoto - ETA Monjolinho, intervenções de adequação na ETA Santa Eudóxia e a implementação de uma nova estação, a ETA Moji, na região do Varjão.

 

Segundo o secretário José Galizia Tundisi, o Plano é um componente estratégico de extrema importância para a cidade. “O uso racional da água e a proteção dos mananciais garantirão o futuro dos recursos hídricos para São Carlos”. Já o presidente da Câmara reforçou a disposição para receber propostas. “Contamos com a participação da sociedade na elaboração da Lei que irá autorizar os projetos”, comentou Marquinho Amaral.

 

O presidente do SAAE, Sérgio Pepino, afirmou que todos estão empenhados para resolver os problemas do setor de saneamento e que muitas propostas, emergenciais, já estão sendo realizadas. O prefeito Paulo Altomani, disse que espera que o Plano possa garantir e preservar o futuro das próximas gerações. “Temos uma condição de saneamento privilegiada em comparação a maioria das cidades brasileiras, mas também temos muito o que melhorar. Esse tipo de investimento, há muito tempo era deixado em segundo plano, pois são obras que ninguém vê. Mas saneamento básico é saúde, é qualidade de vida, por isso temos pressa em avançar”, afirmou.

 

A íntegra do Plano Municipal de Saneamento Básico estará disponível no site da prefeitura (www.saocarlos.sp.gov.br) a partir desta quinta-feira (29), à tarde. Durante 30 dias o projeto poderá receber sugestões ou perguntas.

 

A audiência contou com a presença de vereadores, secretários municipais, especialistas na área de saneamento, servidores municipais, ONGs, Guarda Municipal, advogados e representantes da sociedade civil.

 

(28/08/2013)

 

 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos