PREFEITURA E POLÍCIA AMBIENTAL NOTIFICAM ÁREA DE DESCARTE ILEGAL DE ENTULHO E MAUS-TRATOS A ANIMAIS PDF Imprimir E-mail
altCom apoio da Polícia Ambiental, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia / Coordenadoria de Meio Ambiente (SMDSCT / CMA), notificou na manhã desta quarta-feira (21) uma propriedade rural localizada próxima à Rodovia Luís Augusto de Oliveira (SP-215), em São Carlos.
 
Por meio de denúncia de cidadãos, fiscais da Coordenadoria encontraram, dentro da propriedade, uma área com grande quantidade de resíduos da construção civil. Segundo informações da Polícia Ambiental, que notificou o proprietário do local, em uma área de 0,8 hectares estão cerca 855 metros cúbicos de resíduos sólidos, provavelmente descartados por uma única empresa.
 
O secretário de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia / Coordenador de Meio Ambiente, José Galizia Tundisi, ressaltou que a ação pretende coibir o descarte clandestino de resíduos sólidos em São Carlos. “Estamos fazendo essas incursões na cidade para chamar a atenção e educar. Os infratores estão sendo identificados e notificados, numa sinalização clara de que vamos estar presentes e autuando os transgressores da lei”.  
 
Para o Administrador Regional da Vila Prado, Nivaldo Jesus da Costa, que recebeu a denúncia e encaminhou à Coordenadoria, as pessoas então observando e colaborando para a solução do problema. “Os usuários estão pagando a mais pelo descarte legal, embora algumas empresas continuem ilegais”, comentou.
 
No dia 24 de julho, a Prefeitura já havia notificado dois proprietários de chácaras que estavam utilizando resíduos de construção civil para aterrar áreas próximas ao córrego da Água Quente, na região do Jardim Zavaglia, conhecida como Chácara da Ferradura, ao lado de uma Área de Proteção Permanente (APP).
 
Conforme amplamente comunicado, as empresas devem depositar os resíduos coletados na empresa AMX Ambiental (AV. Ayrton Salvador Leopoldino Junior, 42, Chácara das Flores, São Carlos), única habilitada para esse fim na cidade, mediante pagamento por metro cúbico despejado.
Além de representantes e fiscais da Coordenadoria de Meio Ambiente e da Polícia Ambiental participaram da ação, o Administrador Regional da Vila Prado, Nivaldo Jesus da Costa, o Administrador Regional do Cidade Aracy, Roberto Alves de Souza, o diretor de Serviços Urbanos, Carlos Alberto Talarico e a equipe de Defesa Animal da Secretaria de Serviços Públicos, já que no mesmo local, foram encontrados animais em condições de maus-tratos.
 
Após avaliação do veterinário e chefe de divisão do Departamento de Animais de Tração, Marcelo Zorzenon, a equipe constatou irregularidades nas instalações e na alimentação de cerca de 30 porcos. Segundo Rodolfo Tiberio Penela, chefe da Divisão de Fiscalização Animal da Secretaria de Serviços Públicos, será aberto um processo administrativo de maus-tratos contra os animais e o proprietário será notificado para sanar o problema.
 
(21/08/2013)
 
 

 

 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos